Deputada parabeniza Cuba por avanços no combate à aids 

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) saudou o governo de Cuba pelo êxito científico e social em deter a transmissão materno-infantil do vírus do HIV/Aids e de sífilis.  

Projeto sobre cinema nacional ganha debate na Comissão de Cultura - Juliana Geambastiani

“Quero fazer a minha manifestação de admiração e meus cumprimentos ao Governo de Cuba, tão exorcizado aqui por alguns, pelas vitórias obtidas no campo da saúde”, disse em discurso no plenário da Câmara, logo após o anúncio do governo cubano de que conseguiu extinguir a transmissão vertical do vírus HIV.

Vítima de boicote econômico há mais de 50 anos, liderado pelo governo dos Estados Unidos, Cuba se transformou em referência mundial em saúde. Os números, atestados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são uma prova evidente que em um país pobre, vítima de todo tipo de sabotagem internacional, basta vontade política para se construir um dos sistemas de saúde mais respeitados do mundo e alcançar estupendas vitórias no campo da medicina, avalia a parlamentar.

Ela destacou ainda que Cuba é hoje referência internacional nas áreas de neurologia, ortopedia, dermatologia e oftalmologia, além de figurar como um país onde significativos avanços foram alcançados no combate ao câncer, especialmente de pulmão.

“São vitórias do povo e dos governos revolucionários de Cuba e são vitórias da humanidade que merecem efusivos cumprimentos de todos. Cuba é modelo de saúde pública para o mundo. É também modelo de solidariedade entre os povos. Enquanto potências econômicas e militares exportam armas e guerras, Cuba exporta médicos e experiências exitosas de saúde pública”, concluiu Alice Portugal.