Alice Portugal cobra solução para greve nas universidades 

Durante audiência na Comissão de Educação da Câmara, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) fez um apelo ao ministro da Educação, Renato Janine, pela efetiva negociação com os servidores técnico-administrativos das universidades e dos institutos federais, em greve desde o dia 28 de maio. 

Alice Portugal cobra solução para greve nas universidades

A deputada destacou a importância do papel desses servidores para o funcionamento das instituições de ensino superior no país. Na audiência, realizada nesta quinta-feira (16), a partir de um requerimento da própria deputada, os servidores em greve lotaram o Plenário da Comissão.

Na ocasião, a deputada destacou que há uma série histórica de acordos descumpridos com a categoria, que tem o salário mais baixo do Executivo: R$ 1.100. “Os servidores precisam que o Ministério da Educação (MEC) se coloque como protagonista, junto à equipe econômica, para que de fato saíamos deste limbo salarial e de carreira”, disse Alice ao ministro Renato Janine.

Alice aproveitou para falar da necessidade de se abrir concursos para evitar que estes cargos caiam na terceirização, fato que já ocorre nos hospitais universitários. Ela pediu ao ministro Janine que a comissão de negociação seja mais proativa e que se fosse inviável atender ao índice pedido pela categoria, que é de 27,3% de reajuste salarial, que o governo discuta com os servidores um índice possível.

Por meio de um pedido da deputada Alice, foi concedida a fala a um dos coordenadores da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), Rogério Fagundes Marzola. Ele falou que o processo negocial pode se estabelecer e a expectativa é que seja antes do mês de agosto.

O ministro Janine informou que o MEC quer dialogar com a categoria. E anunciou que o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Pereira Farias, irá agendar uma audiência, na semana que vem, com o Ministério do Planejamento para tratar da greve dos servidores.