Ministério investe R$ 142,5 milhões para divulgar ciência

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) investiu R$ 142,5 milhões, entre 2003 e 2014, em atividades de divulgação e popularização da ciência. Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (16), pelo diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, em debate na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Carlos (SP).

Mulher cientista - Reprodução

Falcão recordou os dados do estudo Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, lançado nesta segunda-feira (13), que apontou crescimento, na última década, na visitação a espaços científico-culturais e na participação em atividades públicas de popularização da ciência, como feiras e olimpíadas científicas.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) opera sete mecanismos de apoio a eventos e atividades científicas e tecnológicas. Dos recursos investidos pela pasta na área de popularização da ciência, 30% foram destinados a feiras e mostras científicas, 23% foram revertidos em apoio à expansão de centros e museus de ciência, 16% apoiaram a realização de olimpíadas científicas e 4% ações relacionadas aos Anos Internacionais. O restante foi aplicado em divulgação de C&T em geral, ciência móvel e eventos acadêmicos.

Participação popular

De 2006 a 2015, cresceram as participações em feiras e olimpíadas (de 13% para 21%), em atividades da Semana Nacional de C&T (de 3% para 8%) e a visitação a museus e centros de C&T (de 4% para 12%).