Relatório da FAO tem capítulo sobre a agricultura brasileira

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lança nesta quarta-feira (15), em Brasília, o Relatório “OECD-FAO Perspectivas Agrícolas 2015-2024”, que neste ano traz um capítulo especial sobre a agricultura brasileira.

Pesca artesanal - MDA

Na cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, vai falar sobre as Implicações para a Agricultura Familiar no Brasil.

Estarão presentes o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, e os pesquisadores responsáveis pelo relatório Holger Mathey (FAO) e Jonathan Brooks (OCDE).

Desenvolvido a cada ano pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e pela FAO, o relatório é um dos mais importantes das duas instituições. O capítulo 2 da publicação expõe as perspectivas e desafios a serem enfrentados na próxima década pelo Brasil, na agricultura, nos biocombustíveis e na pesca.

Um dos principais pontos consiste na manutenção da produtividade e no crescimento da produção, aliados à redução da pobreza e da desigualdade e à questão da sustentabilidade ambiental no país.

O capítulo sobre o Brasil destaca ainda as principais políticas internas e comerciais que tratam desses objetivos e também sugere prioridades estratégicas, por exemplo, para assegurar o desenvolvimento sustentável pelos próximos dez anos. As sugestões levam em consideração as necessidades da população, em crescente expansão.

Os riscos dessas perspectivas estão ligados ao desempenho macroeconômico no Brasil, às reformas estruturais e a fatores externos, incluindo a demanda de exportações da China.