Agricultura familiar é tema de debate entre MDA e governo de Minas

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, discutiram nesta segunda-feira (13) os termos de um convênio a ser firmado para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. O encontro foi no Palácio Tiradentes, sede do governo mineiro.

Pimentel e Patrus - MDA

O termo de cooperação estabelecerá ações para a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assentados de reforma agrária.

Estão previstos 27 objetivos, entre os quais, promover o desenvolvimento sustentável e solidário, o assentamento de famílias acampadas no estado e a melhoria da qualidade de vida e segurança alimentar das comunidades. O convênio também pretende garantir o acesso facilitado às políticas públicas fundiárias e de desenvolvimento rural.

Em Minas Gerais mais de 19 mil famílias foram assentadas e 407 assentamentos rurais criados. Na safra passada, os agricultores familiares do estado acessaram R$ 2,8 bilhões (executados até maio de 2015) em 209.661 contratos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A projeção para a safra 2015/2016 é de que o valor alcance os R$ 4,4 bilhões em 215 mil contratos.