Ministro Aldo Rebelo participa da 67ª reunião da SBPC

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, anunciou neste domingo (12) a retomada de compromissos do Governo Federal para recompor o orçamento da Pasta e do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, na abertura da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que segue até sábado (18), em São Carlos (SP).

Ministro Aldo Rebelo participa da 67º reunião da SBPC

"A presidenta da República me assegurou que dará prioridade à ciência e à pesquisa na regulamentação dos 50% restantes do Fundo Social do Pré-Sal", disse o ministro, em referência à lei sancionada por Dilma Rousseff em setembro de 2013, na qual os royalties do petróleo passaram a se destinar à educação e saúde. "Com apoio da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências, a equipe do MCTI está preparando a fundamentação, a justificativa para que ciência e pesquisa recebam uma parcela maior de recursos."

Segundo Aldo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) deve ganhar novo fôlego com a possível retirada de despesas sem relação direta com sua "vocação e finalidade", ou seja, o financiamento de projetos de pesquisa prioritários para o país. Ele adiantou que os fundos setoriais podem deixar de pagar bolsas de graduação, que seriam custeadas por outras fontes, e ficar livres da responsabilidade de conceder recursos a organizações sociais, que passariam ao orçamento direto do Ministério.

Outro compromisso do Governo Federal citado pelo ministro é a inclusão de obras de infraestrutura da área no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Já posso anunciar que o laboratório [de luz síncrotron] Sirius, aqui de Campinas, e o Reator Multipropósito serão contemplados", exemplificou.

Marco legal

A presidenta da SBPC, Helena Nader, celebrou a aprovação do Projeto de Lei nº 2.177/2011, na última quinta-feira (9), pela Câmara dos Deputados. "Defendemos em especial a alteração dos dispositivos da Lei de Inovação [10.973/2004] referentes à dedicação exclusiva e ao plano de carreiras do magistério federal, garantindo que o docente possa colaborar em até 416 horas anuais com projetos de inovação relacionados com empresas", comentou. "Agora, convocamos os senhores senadores a abraçarem esse projeto."

Helena recordou a promulgação da Emenda Constitucional 85, em fevereiro. "Em nome da comunidade científica, a SBPC esteve presente em todos os momentos de discussão e encaminhamento da PEC [Proposta de Emenda Constitucional]. Um fato a ser destacado foi a nossa luta e persistência para que fosse mantido no texto constitucional o termo ‘pesquisa básica'."

A presidenta da SBPC rememorou, ainda, a sanção da Lei de Acesso à Biodiversidade (13.120/2015), em maio, a fim de regulamentar o uso do patrimônio genético da fauna e da flora do País para pesquisas e proteger o conhecimento de comunidades e povos tradicionais. "Essa legislação tramitou quase 15 anos e só saiu pelo esforço que nasceu com o PL 2.177. Não fosse isso, ela também estaria parada", apontou. "Estamos agora participando do processo de regulamentação e vamos precisar que nos enviem subsídios."
Educação

Durante a cerimônia, foi entregue o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A vencedora desta edição é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A instituição é conhecida por ter a comunicação como área estratégica e mantém uma série de ações voltadas para a democratização da informação e do conhecimento na área da saúde, com a manutenção de canais de comunicação nas mais diversas formas: impressos, eletrônicos e digitais.

Em seu discurso, o ministro da Educação, Renato Janine, fez um panorama das políticas públicas de inclusão social por meio de educação, ciência e tecnologia. "É difícil pensar em mudanças grandes no Brasil sem esses três pilares. Nos últimos 12 anos, o Brasil avançou muito. Elevamos o número de estudantes matriculados em universidades de 3 milhões para 7,5 milhões, sem cair a qualidade", avaliou. "A inclusão social entrou na agenda política brasileira, isso mostra que estamos no caminho correto."

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus, que representou governador Geraldo Alckmin, destacou que as universidades, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e as fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs) têm um importante papel na "evolução significativa da representatividade do Brasil no sistema acadêmico mundial e na geração do conhecimento".
67ª SBPC

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo, ressaltou que a 67ª SBPC vai tratar de temas cruciais para o desenvolvimento brasileiro. "Teremos a honra de sediar a segunda edição da SBPC Indígena e isso nos dá a certeza de que tomamos a decisão acertada quando, em 2007, criamos vagas adicionais em cada um dos nossos cursos para os estudantes indígenas", disse Araújo, que também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). "Teremos também a SBPC Inovação, com uma programação que nos oferecerá uma oportunidade ímpar de avançarmos nessa importantíssima temática para o desenvolvimento do país."

A SBPC Inovação terá treze atividades que discutirão temas como políticas e incentivos à inovação tecnológica nas instituições de ciência e tecnologia. A mesa-redonda reunirá os presidentes do CNPq, Hernan Chaimovich; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Luis Fernandes; da Capes, Carlos Nobre; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer. Saiba mais.

A presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG), Tamara Naiz, aproveitou a participação na cerimônia de abertura para convidar o público a participar do 4º Salão Nacional de Divulgação Científica, que integra as atividades da 67ª SBPC. Com a temática "Financiamento da ciência no Brasil", o evento promoverá palestras para debater os desafios na inovação e a recomposição do FNDCT, entre outros assuntos.

O ministro Aldo Rebelo, a secretaria executiva do MCTI, Emília Ribeiro, e o secretário de Ciência, e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério, Eron Bezerra, participarão do evento. Acesse aqui a programação do salão da ANPG.

São Carlos

O município paulista é conhecido como a "capital nacional da tecnologia". A cidade reúne um grande número de empresas de base tecnológica, instituições de ensino e pesquisa, além de uma alta concentração de professores doutores. Fundado em1857, São Carlos teve início com a lavoura cafeeira. Na região, há várias fazendas preservadas que marcaram aquele período.
No final do século 19 e início do 20, São Carlos atraiu muitos imigrantes, em especial os italianos, que chegaram para trabalhar no campo, mas que traziam na bagagem habilidades ligadas ao comércio e à manufatura. Depois da crise de 1929, os imigrantes passaram a viver e trabalhar na cidade. Em 1950, o polo industrial de São Carlos já era referência no interior do Estado.

A cidade, que já fabricava sapatos, adubos, ferragens, móveis, macarrão e lápis e tinha alfaiatarias, cervejarias e fundições, ganhou as fábricas de geladeiras, compressores e tratores. O perfil tecnológico e educacional teve o marco inicial em 1953, com a implantação da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), e se consolidou em 1970, com a UFSCar.
No município estão instalados dois campi da USP, duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dois parques tecnológicos, além da UFSCar. "Essa união faz com que a cidade tenha uma grande densidade de conhecimento. Temos um doutor para cada 124 habitantes, um mestre para cada 120 habitantes e um estudante para cada dez habitantes; isso faz com que a cidade seja um polo atrativo de grandes empresas", detalhou o prefeito Paulo Roberto Altomani.

Também integraram a mesa os presidentes do CNPq, Hernan Chaimovich; da Finep, Luis Fernandes; da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni; da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima; o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique Cruz; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Sergio Santos; os secretários executivos do MCTI, Emília Ribeiro, e do MEC, Luiz Cláudio Costa; o vice-reitor da UFSCar e coordenador da comissão executiva local, Adilson de Oliveira; o deputado federal Sibá Machado (PT-AC); e o presidente de honra da SBPC, Sérgio Mascarenhas.