Na Expo Milão, Brasil apresenta avanços na produção de alimentos

Em sua viagem à Itália, a presidenta Dilma Rousseff visita, neste sábado (11), o Pavilhão Brasil na Exposição Universal, que em 2015 é realizada em Milão – e por isso é chamada Expo Milão 2015. A participação brasileira tem como objetivo mostrar a capacidade do País para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando políticas sociais e tecnologias avançadas de forma sustentável.

Agricultura Familiar - Agência Senado

O pavilhão brasileiro tem como um dos destaques o Fome Zero, programa que hoje é referência mundial em segurança alimenta, adotado em diversos países.

O evento, que acontece a cada cinco anos em um país diferente do mundo, tem como proposta promover a troca de conhecimento entre povos e compartilhar os avanços da humanidade nas áreas da ciência, arte, educação, comércio entre outras. O tema dessa edição, que teve início em 1º de maio e acontecerá até 31 de outubro, é “Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida”.

O pavilhão brasileiro foi concebido para proporcionar ao visitante uma experiência de entretenimento e também de conhecimento sobre o País. O percurso da visita oferece momentos de lazer e de interação com as informações sobre o tema do Brasil – “Alimentando o Mundo com Soluções”.

A diretora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Kika Concheso, em conversa com o Blog do Planalto, contou como no Pavilhão Brasil estão sendo apresentadas soluções para a alimentação. “No Brasil, nos anos 70, a gente [importava] carne, hoje nós somos o maior exportador. Mostramos aqui que somos grandes em café, açúcar, laranja. E como nós conseguimos chegar a isso, como estamos fazendo melhor proveito das nossas terras, da colheita, como estamos tratando do pequeno produtor, todos os programas que foram feitos para isso acontecer”, afirmou. Palestras e debates envolvendo os setores público e privado estão sendo realizados no auditório do pavilhão.

Ela lembrou que o Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014. “Isso é uma coisa que os outros países vêm sempre querendo consultar e dividir informações. Tem sido tema de muitas conferências aqui: o Fome Zero, tudo o que o Brasil logrou. E nós estamos mostrando isso dentro do pavilhão, nos nossos laboratórios, em game, temos um vídeo wall. Os países olham para nós: ‘como [o Brasil] vai ajudar a alimentar o mundo?’”

O Pavilhão

Segundo a diretora, o Pavilhão Brasil, que é organizado pela Apex, é o segundo mais visitado, recebendo uma média de 20 mil pessoas por dia. Com três andares, o pavilhão tem uma área de paisagismo que totaliza 4 mil m². Nele são realizadas exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, está numa posição estratégica, por onde passa mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões de pessoas.

O projeto utiliza a metáfora da rede, representando a integração dos diversos atores responsáveis pelo protagonismo brasileiro na produção de alimentos. A rede suspensa tem sido a grande atração do Pavilhão, classificado pela mídia italiana como um dos cinco melhores da Expo Milão.

Na área externa, uma galeria verde reúne diferentes plantas selecionadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para mostrar como a tecnologia foi utilizada para adaptar espécies aos diferentes biomas do Brasil. Entre as culturas expostas no Pavilhão estão girassol, café, cana de açúcar, feijão, cacau, dendê, e frutas como abacaxi, morango, jabuticaba, cupuaçu e caju.

No mesmo espaço, cinco mesas interativas trazem informações sobre por meio de jogos. Ali, o visitante pode conhecer o mapa da produção brasileiras e as atividades de um agricultor familiar brasileiro, da agricultura empresarial e da agroindústria brasileira. Também terá contato com temas como sustentabilidade e sistemas integrados de produção, acesso aos alimentos e segurança alimentar.

No primeiro pavimento do edifício, um video wall com 56 metros de extensão exibe um vídeo que acompanha o visitante ao longo de seu trajeto. Aqui, ele pode saber um pouco mais sobre a diversidade, a qualidade e a tecnologia presentes na produção agropecuária e na gastronomia do Brasil. Informações também disponíveis em uma projeção no segundo pavimento.

E pode ver como a revolução agrícola brasileira e o acesso ao consumo de alimentos nas últimas décadas transformou um país que ampliou a produtividade e a qualidade dos alimentos sem abrir mão da preservação do meio ambiente. Investimentos em tecnologia, inovação e políticas sociais garantiram o acesso a alimentos para todos e posicionaram o Brasil entre os maiores exportadores de alimentos do mundo.

Ainda no primeiro andar, uma bancada apresenta a ciência que está por trás da produção alimentar no Brasil. Ao explorar o espaço, o visitante vai conhecer números que demonstram a capacidade agropecuária do Brasil. Dados e fatos sobre tecnologia, proteína animal, produção de frutas e de bebidas, e sobre o consumo de alimentos no Brasil são encontrados aqui.