Viagem à Amazônia em desenhos e fotografias 

A Câmara dos Deputados convida para a exposição “Viagem à Amazônia: desenhos e fotografias”, do desenhista, pintor e fotógrafo Fernando Augusto dos Santos Neto. São obras que mostram o interior da Região Amazônica, tiradas no Rio Madeira, entre Manaus(AM) e Porto Velho (RR). A exposição poderá ser visitada até o dia seis de agosto. A entrada é franca. 

Viagem à Amazônia em desenhos e fotografias - Agência Câmara

O artista registrou as imagens em 2012, durante viagem de 13 dias pelo Rio Madeira, de Manaus a Porto Velho, no navio hospital da Marinha Brasileira. Seu objetivo na viagem foi fotografar e desenhar os diversos cenários amazônicos, além das comunidades ribeirinhas, como Arapuanã, Vencedor e Mariri, entre outras.

Desse registro o artista traz para a exposição quatro desenhos em carvão e cinco em grafite, além de oito aquarelas sobre papel e várias fotografias digitais.

Fernando Augusto nasceu em Itanhém, interior da Bahia, e graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1987. Aprofundou seus estudos na universidade Sourbone, em Paris, em 2000, e concluiu o doutorado em Comunicação Semiótica na Universidade Católica de São Paulo, em 2001. Atualmente reside em Vitória (ES), onde leciona no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo.

O artista já realizou exposições no Brasil e no exterior. Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se o Sociedade Amigos da Cultura, no 18º Salão Nacional de Arte Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (MG), em 1987, e o Aquisição Fotografia, no 14º Salão Nacional de Artes Plásticas de Santo André (SP), em 1999.

Serviço:
Mostra fotográfica “Viagem à Amazônia”, do desenhista, pintor e fotógrafo Fernando Augusto
Visitação
Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília
Período: 9 de julho a 6 de agosto de 2015
Visitação: 2ª a 6ª, das 9 às 17 horas
Entrada franca