Estrangeiros da Flip participam de encontro cultural no Rio

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que terminou no domingo (5), e a Festa Literária Internacional das Periferias (Flupp), que ocorrerá em novembro no Morro da Babilônia, no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, inspiraram a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a promover um evento chamado Encontro das Festas Literárias Flip e Flupp com objetivo de envolver jovens da região na discussão de temas culturais.

Escritores discutem na Flip formas de democratizar a distribuição de livros - Reprodução

Nesta quarta-feira (8), a Flip e Flupp reuniu no Teatro Raul Cortez, em Caxias, vários escritores estrangeiros que estiveram em Paraty, cidade do litoral sul do Rio. O cubano Leonardo Padura e a portuguesa Alexandra Lucas Coelho debateram o tema Quando Olho para o Outro Descubro Mais Sobre Mim. O queniano Ngugi wa Thiong’o e a israelense Ayelet Waldman participaram de mesa Tão Distante e Tão Perto.

O subsecretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, André Oliveira, destacou a importância de ter a presença de intelectuais convidados da Flip em Caxias. Para nós, para o público aqui de Caxias, que pela primeira vez consegue receber autores desse nível, foi muito bom, e acho que a gente vai despertar, aqui, o incentivo à leitura, novos autores. Acho que vai ser fundamental para o projeto de incentivo à leitura”.

De acordo com André Oliveira, o público, em sua maioria, era formado por estudantes das redes municipal e estadual de ensino. “Foi bem interessante o debate, com um público muito diferente do da Flip, embora tenha um público mais juvenil, o nível do debate foi muito bom”. O subsecretário ressaltou ainda a importância de convidar os estrangeiros para um evento literário em Duque de Caxias.

“Nossa proposta é que a gente trouxesse [esses escritores] também para um outro universo, que não só o Rio de Janeiro. Nós temos a nossa festa literária municipal, onde tivemos uma mesa só de autores da Flupp, foi bem interessante. São com parcerias como essas, exitosas, que a gente consegue fazer um bom trabalho”. Dentro desse trabalho, André Oliveira citou o FluppPensa, de promoção do livro e da leitura, que o município vem desenvolvendo desde maio nas escolas públicas.

Nesta quinta-feira (9), na mesa Uma Cassetada na Mesmice, a Flip e Flupp reúne o humorista Marcelo Madureira e o ator Leandro Firmino. Em outra mesa, os escritores Bruno Duarte e Ramon Mello debatem o tema Mesmo que Seja Eu. Também participam do evento o Sarau Caminho do Poeta; Coletivo MultiArte; Poesia de Mesa; Bruno Max e Caixa Forte; Jessé Cabral/Teatro Sol sem Dó; Matheus Carvalho; Sarau Donana; Heraldo HB; Terreiro de Ideias e Virtú.