Comissão Mista de Inteligência discute segurança de grandes eventos 

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovou requerimento da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), presidenta do colegiado, para avaliar a atuação do setor de inteligência em grandes eventos promovidos no Brasil nos últimos anos. Em especial, os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de Futebol. 

Comissão Mista de Inteligência discute segurança de grandes eventos - Agência Câmara

Também será debatido o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, respectivamente, de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro.

“É uma perspectiva da organização, de como o Brasil está se preparando. Estamos vivendo momentos de tensões maiores e o debate sobre a questão do terrorismo está exigindo a articulação de todas as inteligências do mundo, sobretudo dos países que terão suas representações aqui”, disse a deputada.

Serão convidados para o debate representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério da Defesa.

Outros eventos

Também foram aprovados outros requerimentos da deputada Jô Moraes, que solicitou a alteração do tema de audiência pública a ser realizada na próxima terça-feira (14) para reforma da legislação brasileira de inteligência.

A deputada quer ainda realizar o seminário internacional sobre a atividade de inteligência no Estado democrático de direito; e discutir o relatório do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, sobre as atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas pelo respectivo órgão ou entidade do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

Foi aprovada ainda a indicação de visita da comissão ao Ministério do Planejamento para tratar da realização de concurso público da Abin.