Em Lisboa, Juca Ferreira fala de integração e produção audiovisual

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve em Lisboa esta semana para uma série de reuniões cujo objetivo é aproximar culturalmente ainda mais Brasil e Portugal. Na segunda-feira (6 de julho), Juca se encontrou com o secretário de Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier.

Ministro Juca Ferreira - Janine Moraes

Entre os assuntos debatidos estiveram ações na área do livro e da leitura, intercâmbio artístico, regulação da internet, preço mínimo dos livros e conservação de patrimônio.

O fortalecimento da língua portuguesa foi um dos temas de destaque do encontro. O ministro brasileiro afirmou que para se construir uma ortografia comum é necessário compreender a complexidade dos países de língua portuguesa. Juca exemplificou o caso de nações africanas que falam o português, onde, muitas vezes, convivem diversos idiomas no mesmo território.

“É preciso convocar os países que utilizam o idioma para retomar o processo de fortalecimento da língua. O português precisa ser uma língua de trabalho das Nações Unidas, precisa ter uma presença muito maior na internet. Essas são políticas que o mercado não constrói, é preciso que seja feito pelos Estados nacionais, e em cooperação”, disse Juca.

Juca Ferreira e Jorge Xavier participaram de um encontro com representantes da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e também com a direção do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal. Um dos temas da conversa foi a necessidade de ampliar a produção conjunta e também a troca de conteúdos em língua portuguesa – incluindo crescimento e expansão da cooperação entre RTP e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Juca destacou o alcance da televisão pública portuguesa no país, que tem uma aceitação maior na sociedade lusa do que as emissoras públicas conseguem no Brasil. “É uma experiência que temos de prestar atenção, porque o Brasil teve uma história diferente na área da televisão. As tevês privadas de entretenimento, as tevês abertas, deram a tônica no Brasil”, comparou o ministro.

O ministro brasileiro e o secretário português acompanharam a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV) e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) português. As instituições realizarão, em junho de 2016, o Lisboa Rio Content Market, evento consolidado no Brasil que reúne produtores, criadores e compradores de audiovisual – e que agora atravessa o Atlântico para ganhar espaço na Europa, ampliando a divulgação do audiovisual brasileiro e português.