Universíade 2015: Brasil conquista primeiro ouro

No último domingo (5), o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na 28ª edição da Universíade, que acontece em Gwangju, na Coreia do Sul. O nadador Henrique Martins venceu a final dos 50m borboleta e colocou a bandeira verde e amarela no lugar mais alto do pódio. Já o judoca Gustavo Assis foi o responsável por faturar a primeira medalha para a seleção. Ele conquistou a medalha de bronze na categoria até 90 kg.

Nadador Henrique Martins - Reprodução

Finalista da prova com o segundo melhor tempo no geral, o nadador paulista de 23 anos “voou” na decisão e ganhou o ouro com o tempo de 23.22, 0.22 a frente do bielorusso Yauhen Tsurkin.
”Depois da eliminatória, vimos que dava para ganhar esta medalha de ouro. Procuramos ajustar algumas coisas antes da final, meu técnico me deixou mais tranquilo e acabou dando tudo certo. Conquistei a medalha e fiz um ótimo tempo”, comemorou Henrique.

O nadador ainda disputará em Gwangju as provas dos 50m e 100m livre, 50m costas e 100m borboleta.

Judô

No judô, coube ao estreante Gustavo Assis, de 20 anos, manter a trajetória vitoriosa da equipe brasileira na modalidade. O mineiro da Faculdade Pitágoras, campeão da LDU de Lutas, que valeu vaga para a Universíade 2015, alcançou o bronze após derrotar adversários do Quirguistão, Lituânia, Uzbequistão e República Checa. A única derrota foi para Khasan Khalmurzaev, da Rússia, que posteriormente levou o com o ouro.

– Foi uma luta dura, um adversário (checo David Klammert) que já conhecia, com um estilo tradicional europeu, mas eu o estudei com meus técnicos e consegui encaixar um golpe perfeito”, conta o brasileiro, que ficou surpreso com a competição na Coreia do Sul. “Não imaginava esse tamanho. Já havia ouvido falar na Universíade, mas quando cheguei aqui foi um baque. Está sendo muito legal – complementa.

A Universíade

Considerada os Jogos Olímpicos universitários, a Universíade é o segundo maior evento poliesportivo do mundo. O campeonato reúne a cada dois anos mais de 10 mil participantes, de 170 países, em mais de 20 modalidades. A competição é organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo. Além disso, a Universíade é sempre valorizada por ser uma competição que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Segundo pesquisa da Fisu, 48% dos medalhistas em Olimpíadas já conquistaram medalhas em universíades.