Debate destaca importância de ampliar refino de petróleo no Brasil 

A importância estratégica da ampliação do refino de petróleo no Brasil foi destacada pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão Externa criada na Câmara dos Deputados para investigar o anúncio de cancelamento das refinarias Premium 1 e 2, da Petrobras, previstas, respectivamente, para o Maranhão e o Ceará.

Lopes participou, na sexta-feira (3), das atividades da Comissão Externa no Ceará, com visita à área reservada para construção da refinaria Premium 2, debate na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e audiência pública na Assembleia Legislativa.

“O Brasil precisa ampliar o refino de petróleo no território nacional, deixando de importar gasolina mais cara e de exportar matéria-prima para ser refinada em outros países. Precisamos agregar mais valor ao petróleo extraído no Brasil, garantindo que o refino também se dê no território nacional”, destacou Chico Lopes.

Mercado interno

Ele ressaltou ainda que, motivado pela necessidade apontada por especialistas como o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Paulo César Ribeiro Lima, apresentou projeto de lei determinando que o petróleo extraído no Brasil seja prioritariamente dirigido para o mercado interno, com refino no País, e só em caso de excedente seja destinado a exportações.

“É uma questão estratégica pro nosso País. O Brasil precisa agregar valor a esse produto e gerar mais riquezas, garantindo o refino no território nacional. Os debates da Comissão Externa com vários especialistas também deixaram claro que o Brasil precisa das refinarias do Ceará e do Maranhão, que elas são necessárias e precisam ser garantidas”, acrescentou Lopes.

“A Petrobras nós dá oportunidade de ter dinheiro suficiente pra empregar na justiça social, na educação, no desenvolvimento do nosso País. Por isso, vamos nesta Comissão Externa lutar por um relatório preocupado com o futuro do País, e não com as picuinhas do presente, como essa violência contra a presidenta Dilma, Vamos priorizar a cobrança para que as refinarias sejam implementadas, como é desejo do povo do Ceará e do Maranhão e como é uma necessidade do Brasil”, complementou Chico Lopes.