Vitória da Conquista: PCdoB define candidatura de Fabrício Falcão

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou, por unanimidade, na tarde desta sexta-feira (3), a candidatura própria a prefeito de Vitória da Conquista, tendo a frente o deputado estadual Jean Fabrício Falcão. Na oportunidade, o Comitê Municipal decidiu que o partido irá deixar de participar da gestão do prefeito Guilherme Menezes (PT).

Vitória da Conquista

A expectativa é de que os cargos ocupados pelos comunistas, principalmente as duas secretarias (Desenvolvimento Social e Serviços Públicos), sejam entregues na próxima semana.

Na manhã de sábado (4), o PCdoB concedeu entrevista coletiva à imprensa, quando divulgou um Carta à população quando explica os motivos do afastamento imediato.

Participam do encontro, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, os vereadores Nelson de Vivi, Andreson Ribeiro e Joaquim Libarino, além dos dois secretários municipais comunistas na administração municipal, Miguel Felício (Desenvolvimento Social) e Élvio Dourado (Serviços Públicos).

Leia abaixo, a integra da nota

Partido Comunista do Brasil – PCdoB

Carta ao povo de Conquista

1. O PCdoB é o partido mais antigo do Brasil, com 93 anos de vida e com atuação regular neste município desde os duros tempos da ditadura (1964-1985). De lá pra cá, temos atuado permanentemente nos movimentos sindicais e sociais, com presença parlamentar na Câmara de Vereadores e,a partir de 1997, no executivo municipal.

2. Nossa atuação sempre se pautou num compromisso perene e efetivo com o desenvolvimento de Vitória da Conquista, essencialmente vinculado à inclusão social da maioria da população.

3. Com base em nossos princípios ideológicos e práticas políticas compomos desde 1992, a chamada Frente Conquista Popular, formada pelo PCdoB, PT, PSB e PV. Neste período, contribuímos com o melhor do nosso empenho para o sucesso desta gestão, da qual sempre participamos com seriedade e presteza.

4. Como resultado deste processo, além das vitórias acumuladas pelo povo de Conquista, vimos florescer em escala de Brasil e de Bahia, vitórias de projetos políticos avançados,de conteúdo nacional e democrático, sob as lideranças dos presidentes Lula e Dilma Roussef e na Bahia sob as lideranças dos Governadores Jaques Wagner e Rui Costa.

5. Avaliamos positivamente esta experiência do Governo Participativo, nos mandatos liderados pelos prefeitos Guilherme Menezes e José Raimundo Fontes. Entretanto, neste último ciclo,o governo municipal,estabeleceu um fechamento do diálogo partidário com o PCdoB e com outros segmentos da sociedade conquistense,o que resultou numa carência de um debate mais amplo com todos os que se comprometem com o desenvolvimento do nosso município. Tal processo de encastelamento afasta o governo da sua maior e melhor energia, a participação popular.

6. Consideramos um equívoco grave o “fechamento do governo” em relação aos partidos, aos vereadores, às entidades e movimentos sociais e à sociedade organizada de Vitória da Conquista. Desta forma, resolvemosdar ciência ao executivo municipal do nosso afastamento deste governo, sem abrir mão da nossa autonomia e contribuição ao legado deste projeto de Governo Participativo. Assim, orientamos os nossos quadros que vem contribuindo com o atual governo – dois secretários, um assessor, um coordenador e um gerente – que se coloquem à disposição do Senhor Prefeito para que possam ser substituídos.

7. Para o PCdoB é hora de reafirmar nossas convicções e de reavivar nossas esperanças em um novo projeto, de fato participativo e dinâmico para que os desafios do desenvolvimento de Conquista não fiquem sendo, como agora,um processo centralizado, com ausência de debates abertos, diálogos e parcerias, que viabilize tirar a gestão municipal da rotina, buscando melhorar os serviços públicos oferecidos, especialmente a saúde, educação e mobilidade urbana, bem como construindo saídas para aumento do emprego e a renda, a diminuição da violência e da pobreza extrema.

8. Num momento de crise econômica e política, com sérios rebatimentos sobre a nação brasileira, é inadmissível que um governo da 3ª maior cidade do Estado da Bahia, não dialogue sobre as perspectivas estratégicas para a nossa cidade,com as forças comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da população conquistense.

9. O acúmulo de experiência legitima o PCdoB a se afirmar como protagonista de um processo renovador, que não nega o passado de vitórias, mas abre amplas possibilidades para novas conquistas. Como consequência, o PCdoB se apresenta a este novo momento como protagonista através dos seus quadros, a exemplo do Deputado Estadual Fabrício Falcão, porém, abertos às demais forças vivas de Conquista para um diálogo construtivo de alternativas de projetos e nomes, com a coerência e lealdade que marcam nossa conduta sempre respeitosa com os parceiros.

10. Neste momento nos colocamos de forma independente frente ao atual governo. Portanto, apoiaremos as ações que compreendermos que serão benéficas à população. Desta forma, nos colocamos na construção de umcampo alternativo de forças que desejem estruturar um novo projeto de desenvolvimento para o município de Conquista, que efetivamente garanta a participação popular dos trabalhadores e trabalhadoras, jovens, empresários, servidores públicos, sindicatos, associações de moradores, movimentos sociais, organizações religiosas e multiculturais, enfim, todos os que queiram construir esta nova perspectiva para Vitória da Conquista.

11. Ao tomar esta iniciativa, conclamamos aos demais partidos e organizações da sociedade civil para que possamos construir uma aliança em torno de um novo programa. Sua elaboração contará com um amplo processo de consulta aos mais diversificados segmentos da sociedade para que o seu enriquecimento, sirva como horizonte de objetivos, metas e ações.

Comitê Municipal do PCdoB de Vitória da Conquista, 03 de julho de 2015.