ONU Mulheres lança “Um Time de Um Milhão de Homens” na Copa América 

A ONU Mulheres apresentou, na manhã desta quarta-feira (1º /7), no Estado Nacional do Chile, durante a Copa América 2015, a campanha “Um Time de Um Milhão de Homens”, iniciativa que busca mobilizar homens e meninos para aderir ao movimento global ElesPorElas (HeForShe), como defensores e agentes de mudança em favor da igualdade de gênero e contra a violência contra mulheres e meninas.

ONU Mulheres lança “Um Time de Um Milhão de Homens” na Copa América - ONU Mulheres

Estiveram presentes ao evento a presidenta chilena, Michelle Bachelet; o chanceler chileno, Heraldo Muñoz; a ministra do Serviço Nacional da Mulher (Sernam), Claudia Pascual; e a
diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, além de voluntárias e voluntários e diretoria da Copa América 2015.

“Estamos convocando os homens e os meninos da região para fazerem parte do time e ganhar a partida contra a desigualdade por meio da adesão ao movimento ElesPorElas”, afirmou a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho..

“Um Time de Um Milhão de Homens” parte do conceito do jogo em equipe e se apoia na paixão dos latino-americanos pelo futebol. Tem como objetivo atrair mais homens e meninos para o movimento ElesPorElas e criar consciência sobre o papel que eles têm para fazer realidade a igualdade de gênero e erradicar a discriminação e a violência contra mulheres e meninas.

Na América Latina e Caribe, uma em cada quatro mulheres já se deparou, em alguma ocasião, com violência praticada por seu companheiro, segundo dados da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Além disso, 29% das mulheres da região não têm renda própria. Para os homens, essa realidade atinge 13%.

O movimento ElesPorElas (HeForShe) é um movimento solidário lançado, em 2014, pela ONU Mulheres – a entidade das Nações Unidas encarregada de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no mundo -, para acabar com as desigualdades e estereótipos de gênero por meio da participação ativa de homens e meninos como defensores, participantes e agentes da mudança.

No Chile, a ONU Mulheres está viralizando o vídeo: