Jô Moraes conversa com ativista sobre ações de paz para Colômbia 

O representante da Marcha Patriótica da Colômbia, Sérgio Quinteiro, esteve nesta quarta-feira (1º /7) em audiência com a presidenta da Comissão de Relações exteriores da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), para discutir as ações aprovadas no 1o Fórum de Parlamentares pela Paz da Colômbia, que aconteceu paralelo ao 2o Fórum pela Paz da Colômbia, no início de junho, em Montevidéu, no Uruguai. 

Jô Moraes conversa com ativista sobre ações de paz para Colômbia - CREDN

“Nesse momento estamos rearticulando as organizações promotoras do fórum pela paz,que, nos últimos registros, eram 45, entre movimentos sociais e partidos políticos”, afirmou Quinteiro, que, esta semana, manteve contato, na Câmara dos Deputados, com as bancados dos partidos que apoiam a Marcha Patriótica.

“A ideia é reunir essas bases – dos movimentos sociais e partidos políticos – para encaminhar as propostas que surgiram no fórum, que têm que ser o caminho orientador para juntar nossas lutas latino-americanas”, afirmou Quinteiro, que recebeu apoio da deputada Jô Moraes.

Jô Moraes manifestou solidariedade afirmando que incorpora a luta do povo colombiano pela paz com justiça social como bandeira própria. Ela reconhece que a paz da Colômbia é fundamental para o povo colombiano, mas também compreende a magnitude da guerra no país, que atinge interesses além das fronteiras da Colômbia.

Quinteiro destacou dois pontos fundamentais aprovados no Fórum pela Paz. O primeiro corresponde às particularidades da Colômbia, que é o respeito aos direitos humanos. A Colômbia tem quase 10 mil presos políticos, seis milhões de deslocados e a maioria dos sindicalistas assassinados no mundo são colombianos , segundo a Organização Internacional dos Trabalhos (OIT), diz o ativista colombiano.

O segundo ponto, segundo ele, não diz respeito apenas à Colômbia, que é a desmilitarização e a soberania dos nossos povos. “O 2º Fórum mostrou com clareza a necessidade de criar na América Latina um território de paz, livre de interferências, principalmente dos Estados Unidos que historicamente tem se intromedito nos nossos temas”, afirmou Quinteiro, destacando a importância da união dos povos latino-americanos para fazer avançar a luta pela sua soberania.