Polícia Federal investiga contratos da CBF e Globo

Segundo matéria publicada por Ricardo Feltrin, do UOL, contratos de mídia envolvendo a Rede Globo e a CBF estão sendo investigados pela Polícia Federal.

Fifa rede globo - FotoMontagem/Vermelho

Segundo a reportagem, os contratos serão submetidos à análise da Polícia Federal e é parte de uma colaboração com as investigações em andamento pelo FBI, que já levou a prisão de integrantes da Fifa.

O jornalista, por sua vez, fez questão de afirmar que “até o momento não recai sobre a Globo nenhuma suspeita”, mas que por conta das ligações de contrato, a emissora acaba sendo investigada.

Não vemos o mesmo cuidado jornalístico quando se trata da Operação Lava Jato, por exemplo. Por causa de contratos com palestras e doações de empreiteiras investigadas ao Instituto Lula, a imprensa não utilizou o mesmo critério para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso sem contar que tratam as doações, em valores superiores, ao tucano Fernando Henrique Cardoso como legais.

Aliás, a matéria também ressalta que a “PF jamais comenta apurações em andamento”. Essa regra também não se verifica na Lava Jato, em que a imprensa tem acesso a trechos minuciosamente selecionados de depoimentos de delatores.

Mas voltando às investigações, segundo a reportagem, a PF quer entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o Departamento de Esportes da Globo. Informação que o Brasil inteiro quer saber.

A Globo é detentora do monopólio de transmissão dos jogos de futebol há quase 40 anos. "A relação de quatro décadas do futebol brasileiro com a TV Globo, que envolve não apenas a seleção brasileira, mas também os grandes clubes do país, é um dos maiores cases de sucesso de parceria da história do futebol mundial”, disse a CBF em nota ao UOL.

Resta torcer para que as investigações estejam realmente acontecendo e que essa caixa de pandora seja finalmente revelada.