EUA pedem extradição de 7 executivos da Fifa presos na Suíça

Autoridades americanas requisitaram nesta quinta-feira (2) a transferência de sete presos suspeitos de corrupção no futebol ligados à Fifa, como parte de uma investigação da Polícia Federal americana, o FBI, sobre um suposto esquema milionário de corrupção na entidade máxima do futebol mundial. 

Foto de arquivo de 28/11/2013 mostra o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin - Foto: J. F. Diorio/Estadão

Entre os detidos está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin (foto), e outros seis dirigentes da Fifa. Os dirigentes estão em diferentes centros de detenção por decisão das autoridades suíças, que querem evitar a comunicação entre os presos que estão confinados há quase dois meses.

A prisão dos dirigentes foi sob a acusação de aceitar propinas na venda dos direitos comerciais da Copa América, a principal competição do futebol sul-americano.

O Ministério da Justiça da Suíça (FOJ) informou que os advogados dos acusados têm 14 dias para se pronunciar sobre o pedido de extradição – os sete terão ainda uma audiência para serem formalmente informados.

As autoridades suíças, no entanto, não descartam estender o prazo de análise dos documentos apresentados pelas autoridades americanas.

O FOJ, então, poderia levar "algumas" semanas para analisar o pedido americano. Mas uma porta-voz do órgão afirmou que qualquer decisão poderá ser contestada tanto no Tribunal Criminal Federal quanto na Suprema Corte do país.