Aplicativo do Google chama de "gorilas" casal nos EUA 

Jacky Alciné, um programador negro que vive em Nova York, nos EUA, foi alvo de discriminação por parte de um software de reconhecimento de imagens do Google – o Google Photos – que o identificou como um “gorila”. As informações são da Info Online.

Aplicativo do Google caracteriza fotos de casal negro como “gorilas” - Reprodução

Uma das funções do aplicativo, lançado em maio, é copiar as imagens tiradas com o celular e transportá-las para a nuvem, organizando-as por meio de tags, criadas após a análise das imagens. No início desta semana, ao rotular as fotografias de Alciné ao lado de sua namorada, também negra, o app nomeou a pasta como “gorilas”.

Yonatan Zunger, chefe de arquitetura social do Google, pediu desculpas pelo ocorrido. “Estamos chocados e verdadeiramente sentimos muito pelo que aconteceu”, disse, em entrevista ao jornal Metro.

O Google também se manifestou sobre o episódio. “Estamos tomando medidas imediatas para evitar que este tipo de resultado apareça. Ainda há claramente muito trabalho a ser feito com a rotulagem automática de imagens e nós estamos estudando como podemos evitar esse tipo de erro no futuro”, declarou a empresa ao site Arts Technica.