Flip começa nesta quarta com 41 autores na programação principal

A 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (1º/7). A programação principal da festa de 2015 conta com 41 autores, 16 deles internacionais. A edição homenageia Mário de Andrade, agitador cultural e literário que buscou interpretar o Brasil de diferentes ângulos.

Flip, em Paraty, Rio de Janeiro
- Foto: Reprodução

Entre os diversos recortes da programação estão a poesia, sexo e erotismo na literatura, ciência, representações literárias da família e da vida afetiva, romance policial, questões de política internacional, literatura de viagem, música, arquitetura, políticas culturais e os rumos da sociedade brasileira. 

São esperadas 25 mil pessoas nas festividades, a maioria turistas cariocas, paulistas, mineiros, argentinos, franceses, italianos, ingleses e chilenos. Morador de Paraty, o guia de turismo Sérgio dos Anjos Vieira destaca que a programação paralela da Flip é a que mais envolve a população local. “É uma oportunidade que eles [os organizadores] dão para o habitante se envolver com isso. Não ser uma coisa paralela só para o turista”.

A filha de Sérgio, Anapurna Vieira, de 10 anos, mora em Brasília e veio de férias para Paraty. Ela lembra que já participou de outras edições da Flip e está empolgada com mais uma festa literária. “A cidade fica bem cheia e bem animada, eu acho legal. Minha autora favorita é J.K Rowling, da série Harry Potter, já li quatro. Eu gosto por causa da aventura. Ainda não vi a programação deste ano, mas estou empolgada”

A conferência de abertura, marcada para esta quarta (1º/7) às 19h, terá como tema As Margens de Mário, com Beatriz Sarlo, Eliane Robert Moraes e Eduardo Jardim. Na sequência, às 21h30, o show de abertura da Flip 2015 traz o título Música na Praça, apresentando a arte popular recorrente na obra de Andrade, com Luís Perequê, o grupo cirandeiro Os Caiçaras e a cantora Dani Lasalvia.

Programação completa da Flip 2015

Foi cancelada a participação do escritor Italiano Roberto Saviano, um dos principais nomes anunciados pela organização. Ele faria um bate-bapo na noite de sábado, mas não pôde deixar a Europa por motivo de segurança. Ele vive sob escolta permanente há nove anos, após receber ameaças de morte. Sua principal obra, Gomorra, é um livro-reportagem que retrata em detalhes a atuação da organização mafiosa Camorra, do Sul da Itália.

No ano passado, a Flip homenageou Millôr Fernandes e recebeu 26 mil pessoas nos 200 eventos oferecidos, entre shows, lançamentos de livros, peças de teatro, mesas de debates e filmes. O curador da Flip 2015 é o editor Paulo Werneck, responsável também pela curadoria de 2014.