Medelín vai abrigar a Cúpula Mundial de Poesia pela Paz

Acadêmicos, cientistas políticos, jornalistas, grupos de artistas, representantes de organizações sociais, ativistas e defensores dos direitos humanos darão vida a um dos eventos poéticos mais esperados do ano. De 11 a 18 de julho a cidade de Medelín, na Colômbia, será a sede da Cúpula Mundial de Poesia pela Paz, evento que vai reunir mais de 90 poetas de 40 países.

Paz na Colômbia - Telesur

De acordo com o comitê organizador do evento, as manifestações cultuais em defesa da terra, da vida e das ações globais para a transformação da existência humana serão parte das atividades.

Afeganistão, Austrália, Chile, China, Costa Rica, Cuba, Croácia, Egito, El Salvador, Eslovênia, Espanha, França, Estados Unidos, Guatemala, Grécia, México, Mongólia, Nigéria, Noruega, Palestina e Panamá são algumas das nações que estarão presentes da Cúpula.

O Partido Comunista Colombiano (PCC) divulgou, através de seu portal na internet, que no próximo dia 23 de julho, moradores de distintas regiões vão participar de uma grande mobilização para exigir a instauração de uma trégua por todas as partes envolvidas no conflito armado que o país vive há mais de 50 anos.

Em abril de 2015 milhares de colombianos marcharam em defesa dos Diálogos de Paz mantido pelo governo do presidente Juan Manuel Santos e pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).