Governadores do Sudeste debatem "agenda positiva" para amenizar crise

Os governadores do Sudeste – Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro, Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais, Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, e Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo, se reuniram por mais de quatro horas nesta terça-feira (30), no Palácio Guanabara, sede do governo no Rio.

Pezão fala na reunião com os governadores do Sudeste. - Foto: Káthia Mello/G1

Eles discutiram ações conjuntas para amenizar os efeitos da crise econômica na região. O ordenamento das contas públicas, na opinião dos governadores, deve ser condição fundamental para atingir as metas traçadas por eles. Seis pontos foram avaliados no encontro e incluídos em uma agenda positiva visando equilibrar o orçamento dos estados.

Os governadores vão propor a aplicação das mesmas condições dadas aos Programas de Concessão da União, oriundas de instituições financeiras públicas federais, aos programas dos governos estaduais, assim como o apoio federal, de forma soberana, para acesso a fundos garantidos que possam alavancar a economia estadual, o compartilhamento de resultados nos processo de Concessão e Parcerias Público Privadas (PPPs), prioridade para investimento em infraestrutura e logística, especialmente nas áreas de construção civil e saneamento básico, atuar no incremento das exportações buscando a redução dos custos e a ampliação do crédito e intensificar a operação conjunta na área da segurança pública, aprofundando a sinergia entre os governos estaduais e federal.

Os chefes do Executivo ressaltaram que muitos dos itens discutidos precisam de alteração nas leis que já existem. Por isso, vão ter encontros em Brasília com os presidentes do Congresso, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha. O encontro com a presidentae Dilma também será pedido pelos governadores.