Campanha irá ajudar consumidor na redução da conta telefônica

O consumidor brasileiro, que já paga a tarifa de celular mais cara na América do Sul, segundo pesquisa recente feita em oito países pelo aplicativo Weplan, pode ser ainda mais penalizado se não souber escolher o plano adequado ao seu perfil de uso.

Celular - Reprodução

Conforme a pesquisa, 94,2% dos brasileiros poderiam pagar menos na conta do celular (ou na compra de créditos) se alterassem o atual plano. Essa constatação reforça a tese de outro estudo, realizado pelo site Pricez em parceria com a Teleco, empresa de inteligência em comunicação, que aponta que 87% dos brasileiros estão no plano de celular errado.

Para ajudar o consumidor a otimizar o custo de sua conta de telefone, a Associação de Consumidores (Proteste) está lançando a campanha "Poupe na Conta", voltada inicialmente para os moradores do Rio de Janeiro. Serão coletados os dados de hábitos de uso (quantos minutos a pessoa fala, quanto usa de dados, quanto paga atualmente), e após análise do perfil de consumo em comparação os planos existentes no mercado, serão indicados os planos adequados e será calculada a economia de cada um. Veja detalhes da campanha neste vídeo.

Num cenário em que a situação econômica tem levado ao aumento da inadimplência no setor de telecomunicações, a Proteste quer mostrar para o consumidor que é possível economizar trocando o plano atual pelo plano certo para o perfil dele. Em um caso real, a Proteste identificou que um consumidor conseguiu economizar R$ 1.680 em um ano apenas por se adequar ao plano correto.

Pelas regras atuais do Regulamento Geral dos Direitos dos Consumidores de Telecomunicações (RGC), da Anatel, as teles são obrigadas a oferecer na internet um mecanismo de comparação de planos de serviços e ofertas promocionais, para facilitar a identificação da opção mais adequada ao perfil de consumo e renda dos interessados. Mas a diversidade de planos e a linguagem utilizada dificulta a escolha. A intenção da Proteste com a campanha é fazer a conta pelo consumidor e ajuda-lo a poupar tempo e dinheiro.