Dilma e Obama fecham acordo sobre combate à mudança do clima

O Brasil e os Estados Unidos fecharam acordo de compromissos para acabar com o desmatamento ilegal de florestas. A declaração conjunta foi assinada nesta terça-feira (30) durante encontro da presidenta Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Dilma e Obama - Agência Brasil

A presidenta Dilma afirmou que a mudança do clima é “um dos desafios centrais do século 21” e tem a ver com perspectivas de participação dos dois países no acordo global para a redução de emissões de gases de efeito estufa, que deve ser assinado por todos os países que participarão da Conferência Mundial da ONU sobre o Clima (COP 21), que será realizada em Paris, em dezembro próximo.

“Saúdo essa decisão pela importância que tem a questão do efeito estufa e o nosso compromisso de manter [a preservação] do meio ambiente e a redução da temperatura impedindo que ela aumente mais que 2 graus”, afirmou Dilma.

Ela lembrou também que Brasil e Estados Unidos são países continentais, que têm grandes áreas e, portanto, a meta de redução é muito importante. Citou o caso do Brasil, que não apenas reduziu o desmatamento, como também assumiu a meta de chegar ao desmatamento ilegal zero até 2030.

“Queremos virar a página e passarmos a ter uma política clara de reflorestamento”, disse ela, destacando que o Brasil assumiu compromissos próprios com o código florestal.

O documento informa que o Brasil pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. Além disso, ambos os países pretendem atingir a meta de 20% de participação de fontes renováveis em suas matrizes energéticas, até 2030.

Os presidentes afirmam ainda, no comunicado, que reconhecem a necessidade de acelerar o emprego de energia renovável para ajudar a mover as economias e propõem a adoção de “ações ambiciosas”.

Dilma acrescentou que uma área essencial para dois presidentes é a colaboração no setor de eficiência energética. “Nós estamos comprometidos com consumos mínimos de energia, estamos comprometidos com equipamentos em prédios eficientes”, afirmou

A iniciativa conjunta sobre mudança do clima vai demandar a implementação de grupo de trabalho com o objetivo de ampliar a cooperação bilateral em questões relacionadas ao uso da terra e da energia limpa, bem como diálogos políticos sobre a questão climática nacional e internacional.

O acordo prevê a ampliação da cooperação em pesquisas sobre oferta de energia de fontes renováveis, tais como energia eólica, solar e combustíveis renováveis de transporte. Pretendem, também, ampliar as pesquisas em desenvolvimento e inovação na área de energia e promover a cooperação entre universidades e instituições nos dois países.

O comunicado também estabelece a cooperação na geração de energia nuclear segura e sustentável e no compartilhamento de experiências para criar resiliência aos impactos da mudança do clima em áreas como biodiversidade e ecossistemas, infraestrutura, produção agrícola e segurança alimentar, e recursos hídricos.

Obama reconhece avanços do Brasil no combate à fome

Questionado por uma jornalista brasileira que afirmou que o Brasil era visto como um poder “regional”, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o país vê o Brasil como um poder mundial.

“Encaramos o Brasil como um poder mundial e não como regional”, respondeu Obama, que lembrou do papel do Brasil na luta contra a fome e a pobreza. Para ele, o Brasil é um “parceiro indispensável” nesta questão.
.
“Os países passam por crises e dificuldades. O fato de passarem por crise e dificuldades não pode implicar em que haja qualquer diminuição do papel de um país. Até porque um país só é, de fato, um grande país se ele é capaz de superar as dificuldades”, salientou Dilma.

A presidenta ressaltou que a sua visita aos EUA resultou no estabelecimento de uma agenda bilateral em áreas como comércio, investimentos, mudança do clima, energia, educação, defesa, ciência, tecnologia e inovação.

“Reforçamos nosso diálogo sobre temas da agenda internacional, como o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, algo que é essencial para o mundo e para cada um dos nossos países, governança econômica e financeira, paz e segurança”, disse Dilma.

Também foi fechado acordo para facilitar a entrada de viajantes frequentes do Brasil, pelo Global Entry. Além disso, foi celebrado acordo para que a população brasileira que vive nos EUA tenha cobertura da previdência social.