Pesquisadores iniciam expedição em novo navio de pesquisa brasileiro

Dezoito pesquisadores brasileiros estão a bordo do novo Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, recentemente construído na China, que está a caminho do Brasil. Numa parada no porto de Cidade do Cabo, na África do Sul, o grupo embarcou para a expedição científica que, entre outros objetivos, avaliará a contribuição do Oceano Índico em processos climáticos no Atlântico Sul. Integrantes do Projeto Antártico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) estão entre eles.

Navio de pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira - Inpe

Também participam da expedição liderada por Moacyr Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), pesquisadores da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Os pesquisadores embarcaram na última quinta-feira (25) e, durante dois dias, realizaram a montagem e o teste dos equipamentos. O navio partiu de Cidade do Cabo no sábado (27) para a travessia do Oceano Atlântico. O desembarque em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, está previsto para 17 de julho.

A equipe do Projeto Antártico na expedição é formada por quatro pesquisadores e um técnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que mantém com o Instituto um convênio de cooperação técnico-científica desenvolvido no Centro Regional Sul do Inpe (CRS), em Santa Maria (RS), onde está sediado o Projeto Antártico.

Experimentos

O grupo do Inpe fará experimentos sobre as características do acoplamento oceano-atmosfera, a partir do lançamento de radiossondas e perfiladores de temperatura da água do mar, especialmente em caso de situações atmosféricas singulares (passagem de frentes, formação de ciclones etc.). O estudo busca compreender o comportamento da camada limite atmosférica e dos fluxos de calor entre os sistemas oceânico e atmosférico.

Os pesquisadores do PAN também realizarão medidas diretas desses fluxos e de CO2 entre o oceano e a atmosfera. Para isso, serão utilizados equipamentos do PAN, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM) do Inpe.