Dilma se reúne com vice-primeiro-ministro da China

O vice-primeiro-ministro da República Popular da China, Wang Yang, fez uma visita de cortesia à presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (26). Os dois conversaram sobre agendas bilaterais e concordaram sobre o dinamismo dessas relações.

Dilma e o vice-preimeiro ministro da china Wang Yang - Agência Brasil

Wang Yang está no Brasil para participar da reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), principal mecanismo de cooperação entre os dois países, que é presidida – do lado brasileiro – pelo vice-presidente Michel Temer.

Após a reunião com autoridades brasileiras no Itamaraty, Wang realizou coletiva de imprensa em que destacou que a China está disposta a importar cada vez mais produtos brasileiros, inclusive industrializados.

Ele informou que há uma equipe de técnicos chineses fazendo inspeção da carne bovina brasileira, com a intenção de aumentar a venda desse produto para os chineses.

Temer, por sua vez, destacou que a expectativa é que a China autorize mais frigoríficos brasileiros a vender aos chineses. Segundo ele, é preciso diversificar a pauta exportadora do Brasil para a China, especialmente nos setores de maior valor agregado.

“Ressaltamos a expectativa com relação ao aumento do número de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar para a China e obtivemos compromisso de agilizar processo de habilitação desses novos frigoríficos”, disse.