Jô Moraes inaugura exposição de artistas femininas no Senado 

“Vocês devem levar para as suas salas de aula esta viagem dos traços, dos símbolos, e discutirem o que representam estas questões para as suas mães, as suas irmãs”. Com estas palavras, a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) inaugurou, nesta quinta-feira (25), a convite da Procuradoria da Mulher, a exposição “Subjetividade Feminina e Emancipação pela Arte”, no Salão Negro do Senado. 

Jô Moraes inaugura exposição de artistas femininas no Senado - Agência Senado

Discursando para uma plateia de estudantes, Jô falou que os sentimentos apresentados nas obras de 16 artistas, brasileiras e italianas, são comuns a todas as mulheres em suas angústias, alegrias, tristezas e sonhos. “Está em cada quadro aquilo que está no coração tanto das meninas, quanto das mulheres”, disse Jô.

Para a curadora, Sueli Denico, as obras trazem as emoções femininas com liberdade. “O trabalho traz a expressão dos mais complexos conflitos do universo, a essência do que há de mais íntimo no ser feminino. São retratados momentos de preocupações, fragilidades, tensões e determinações”, explicou Sueli.

A ideia de juntar escultura, música, desenhos, vídeo-performance e pinturas de artistas de diversas nacionalidades surgiu após a leitura do livro “Isto é Arte?”, de Will Gompertz, que traz à tona o nome de muitas artistas subjugadas por questões de gênero.

Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), as obras estão sintonizadas com os sentimentos das artistas. “Essas mulheres estão colocando pra fora tudo o que elas sentem. Não diz com a palavra, mas diz com a arte. Pra mim, representa dor e a delícia em ser mulher”, afirmou a senadora.

A procuradora da mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), não pode estar presente no evento devido a uma agenda parlamentar.

Serviço:
A exposição fica no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 10 de julho e pode ser visitada diariamente das 9 horas às 17h30.