Número de vagas para cursos do Pronatec Agro sobe 51,85%

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou a abertura de 15.184 vagas para cursos do Pronatec Agro no segundo semestre de 2015. O número representa um aumento de 51,85% em relação ao ano passado, quando foram disponibilizadas 10 mil vagas. Os cursos são voltados para agricultores jovens e adultos, técnicos do setor agropecuário de áreas rurais recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio.

pronatec Campo - Reprodução

As vagas são para cursos na área de agricultura orgânica, fruticultura, bovinocultura de leite e de corte, avicultura, horticultura, entre outras áreas. As aulas devem começar a partir de setembro. Segundo o Ministério da Agricultura, as instituições interessadas em pactuar cursos do Pronatec Agro já podem apresentar as propostas de ofertas de vagas pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), do Ministério da Educação (MEC).

O ministério divulgou nota informando que a homologação das propostas de oferta de vagas registradas pelos ofertantes no Sistec será feita entre os dias 6 e 17 de julho. Entre os principais parceiros, estão os institutos federais de educação, as universidades, o SENAR e o SENAI.

Firmados os institutos, os interessados poderão procurar o Ministério da Agricultura, por meio do email [email protected] ou pelo telefone (61) 3218-2433, e as Divisões de Política Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPEDAGs) das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) nos estados para obter informações sobre como participar dos cursos.

O Pronatec Agro é uma parceria entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é aprimorar os conhecimentos gerenciais e técnicos para gerar oportunidades de emprego e renda no campo.