Brasil e China celebram aproximação de ações culturais

O intercâmbio cultural entre Brasil e China ganha nova vitalidade nas relações bilaterais. Nesta quinta-feira (25), representantes dos dois países assinaram um documento que prevê diversas ações de cooperação cultural. Trata-se da Ata da 4ª Reunião da Subcomissão Cultural da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Coordenação), que foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Cultura do Brasil, João Brant, e pelo vice-ministro da Cultura chinês, Dong Wei.

Relações culturais entre Brasil e China - MinC

As diretrizes da ata serão apresentadas na 4ª Sessão Plenária da Cosban, que será realizada nesta sexta-feira (26) no Ministério das Relações Exteriores (MRE). A sessão contará com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.

Em reunião com a delegação chinesa no MinC, João Brant, citou a abrangência da cultura como um motivador para alavancar o desenvolvimento nacional. "Tanto o Brasil quanto a China são potências culturais. Vamos trabalhar para tirar ainda mais proveito dessa riqueza cultural em prol do desenvolvimento dos países", afirmou. O Vice-Ministro Dong Wei indicou que as relações entre os países estão "em ótima fase da história" e que a aproximação cultural irá contribuir para o aprofundamento do conhecimento mútuo entre os povos. "É com muito prazer que estamos nessa missão. Certamente é um caminho para ampliarmos nosso conhecimento e, então, aumentarmos nossa troca em termos de indústria cultural", disse.

Um dos principais tópicos da ata é o reforço do intercâmbio na área da economia da cultura e da cooperação entre indústrias culturais. "Queremos ganhar densidade e profundidade, dar um salto em escala. Estamos tomando um cuidado para que as ações não sejam isoladas, mas aconteçam com regularidade e com ações a médio e longo prazo", completou Gustavo Pacheco, Diretor de Relações Internacionais (DRI) do MinC, também presente na reunião.

Por meio do acordo firmado, estão previstas missões de prospecção, rodadas de negócios, além do incentivo à participação de artistas individuais ou grupos artísticos em festivais internacionais de arte e cultura, concursos, exposições e fóruns de caráter internacional realizados no território da outra parte. Os países ainda fortalecerão o intercâmbio entre as instituições culturais e os profissionais dos dois países, estimulando e apoiando a participação dos seus artistas em programas de residência artística do outro país.

Diretrizes

Entre as ações previstas na ata estão negociações para a assinatura de acordo de coprodução no âmbito do audiovisual, visando a aprofundar a cooperação nos setores de cinema, televisão e novas linguagens audiovisuais. O patrimônio cultural também será alvo de missões de cooperação, além do intercâmbio entre bibliotecas dos dois países, mediante a troca e oferecimento de livros e de obras digitalizadas e a cooperação nos campos de técnicas de digitalização e preservação digital.

Na oportunidade da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e da candidatura da China para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno 2022, a delegação chinesa ainda realizará o Festival Cultural da China durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a fim de promover o intercâmbio bilateral nos campos de cultura e esporte.

A reunião da Subcomissão Cultural no Ministério da Cultura ainda contou com a presença de Cyntia Uchoa, Coordenadora-Geral de Cooperação e Assuntos Bilaterais da DRI; Marcos Mantoan, chefe de gabinete do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Geraldo Horta, Coordenador Geral de Ações e Estruturantes da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (SEFAC); Caio Cesaro, Coordenador-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual (SAV); Suzete Nunes, Diretora Substituta da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB); Luiz Felipe Torelli, Diretor Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e do Conselheiro André Maciel, Chefe da Divisão de Operações de Difusão Cultural do Ministério das Relações Exteriores.

Na delegação chinesa, estiveram presentes, além do Vice-Ministro Dong Wei, Sun Jianhua, Subdiretor do Departamento das Relações Internacionais Culturais do Ministério da Cultura da China; Shi Zequn, Conselheiro Cultural da Embaixada da China no Brasil; Yao, do Departamento dos Assuntos Administrativos do Ministério da Cultura da China; Wang Nan, do Departamento das Relações Internacionais Culturais; Jin Liang, do Departamento das Relações Internacionais Culturais; e Li Zexuan, Terceiro Secretário, Secção Cultural da Embaixada da China no Brasil.