Reunião do IberCultura Viva promove o debate entre 10 países

O Ministério da Cultura participará da 2ª Reunião do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva que ocorrerá entre nos dias 26 e 27 de junho em Santiago, Chile. Participam da atividade representantes dos dez países membros do Comitê Intergovernamental Ibercultura Viva, com o objetivo de debater as ações estratégicas do programa, que busca fortalecer o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária.

Reunião de Cultura Viva no Chile - Cobertura colaborativa

O MinC será representado pelo diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural, Alexandre Santini. A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, é a presidenta do Comitê.

Para Alexandre, o objetivo principal de sua participação é provocar a ampliação do projeto. O Brasil apresentará, na reunião, propostas para aumentar a participação social junto ao Comitê; o lançamento de um edital de intercâmbio para participação de Pontos de Cultura Brasileiros no 2º Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que ocorrerá em El Salvador em novembro deste ano; a ampliação das atividades de comunicação do programa e ainda a necessidade de gerar articulação entre agentes e redes existentes para fortalecer as iniciativas da sociedade civil. Além da agenda de reuniões, o diretor realizará uma ampla agenda de visitação de espaços culturais e também de diálogos com a sociedade civil do Chile.

"O Brasil tem atuado em diversas instâncias internacionais, criando espaços de articulação e cooperação a partir das diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva, como é o caso do programa Ibercultura Viva. A Política, por sua vez, têm sido referência para diversos países latino-americanos ao elaborarem políticas públicas e articularem redes e movimentos da sociedade civil em torno da Cultura", completa, reforçando a importância da conexão latina.

Ibercultura Viva

O programa foi criado em 2014, com base na Declaração do 2º Congresso Ibero-americano de Cultura (São Paulo, 2009) e do Programa de Ação da 23º Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo (Cidade do Panamá, 2013), e sob as diretrizes da Secretaria Geral Ibero-americana. O Comitê Intergovernamental é formado por representantes da Argentina, do Brasil, do Chile, da Costa Rica, El Salvador, da Espanha, do México, do Paraguai, do Peru e do Uruguai.

Entre os objetivos do programa estão fomentar uma Rede Ibero-Americana de Pontos de Cultura, promover intercâmbio de participantes da Política Nacional de Cultura Viva com os de políticas públicas equivalentes nos países ibero-americanos, capacitar gestores públicos para trabalhar com políticas culturais de base comunitária, fortalecer a Rede de Gestores Culturais nos países membros, definir uma legislação específica de políticas públicas em benefício das expressões culturais comunitárias e apoiar a produção e circulação de conteúdos culturais.