Casa da Mulher Brasileira realizou mais de 2,6 mil atendimentos

Desde a sua inauguração, em 3 de fevereiro, a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande já atendeu a 2.631 mulheres. Como cada uma dessas mulheres recebe mais de um tipo de atendimento no local, ao todo foram mais de 9,7 mil procedimentos nesse período.

Casa da Mulher Brasileira - Reprodução

Segundo os dados da unidade, desde a inauguração da Casa, foram feitos 808 atendimentos na área de atendimento psicossocial; 3.101 na delegacia de atendimento especializado; 797 atendimentos na Defensoria Pública; 854 na Promotoria de Justiça; e 877 na Guarda Municipal. Também foi feito encaminhamento para emprego e renda de 94 pessoas e a brinquedoteca recebeu 456 crianças. No mesmo período, 112 mulheres receberam alojamento.

Para quem recebe o atendimento, o trabalho da unidade significa acolhimento e possibilidade de recomeçar. Aos 28 anos, a instrutora de autoescola procurou atendimento na Casa da Mulher Brasileira devido a problemas com o ex-marido. “Tive alguns problemas com o meu ex-marido busquei atendimento no setor de psicologia. O que a gente precisa é de uma boa conversa e orientação para organizar a vida. Para mim, o serviço foi muito bom, não foi somente o registro de boletim de ocorrência, o que valeu mesmo foi o atendimento para que eu pudesse buscar uma solução e seguir com a vida”, comentou.

O estado também conta com um grupo de guardas municipais, formado por 30 agentes, que prestam atendimento imediato às mulheres vítimas de violência. Além de monitorar o cumprimento das normas penais, com um acolhimento humanizado, as patrulhas realizam um trabalho de prevenção e de combate a violências física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. A Patrulha Maria da Penha acompanha as mulheres que estão sobre medida protetiva, realizando visitas e acompanhamento constante para garantir a segurança e o bem-estar dessas cidadãs.

Mulher, Viver sem Violência

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande é um complexo que conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, alojamento de passagem, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.

A ação faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).

Na Casa, foram investidos R$ 18,2 milhões do governo federal. Cerca de R$ 7,84 milhões foram para construção e o restante para aparelhamento e custeio para um período de 2 anos, que serão repassados para a prefeitura de Campo Grande e geridos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

Hoje, a Casa já possui 126 profissionais contratados, e a expectativa é chegar em 160. A estimativa é de que o espaço chegue a atender entre 200 e 250 pessoas por dia.

De acordo com o governo federal, 12 casas estarão prontas até o fim de 2015. A previsão é que todas as capitais tenham uma Casa da Mulher Brasileira até 2016.