Jornalistas promovem debate sobre Petrobras e a cobertura da mídia

Entre as notícias publicadas sobre a Petrobras nos principais veículos de comunicação em todo território nacional é raro encontrar um trabalhador como fonte ou uma reportagem que aborde o olhar sobre os interesses internacionais que circulam o nosso recém-descoberto pré-sal.

Jornalista Paulo Moreira Leite

É para problematizar sobre essas questões que no próximo dia 29 de junho, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), realiza em sua sede na Capital, às 19 horas, o debate “A Petrobras e a Cobertura da Mídia”.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Paulo Zocchi, afirma que o posicionamento da entidade é defender a Petrobras como um patrimônio do povo brasileiro. “Nosso debate ajuda a esclarecer o que se passa na Petrobras, em um momento no qual se ampliam as pressões para rever o modelo de exploração no pré-sal”, disse.

Outro aspecto importante que deverá pautar o debate é a chamada Operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção na empresa estatal a partir do Estado do Paraná, e a conduta do juiz é a sua feição política midiática articulada por um sistema de direita com cunho extremamente conservador .

Cibele Vieira, do Sindicato dos Petroleiros Unificados de São Paulo, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os jornalistas Paulo Moreira Leite, diretor da Sucursal da IstoÉ em Brasília, e Paulo Zocchi, presidente do SJSP são os debatedores.

A atividade acontece em meio às tentativas de alguns parlamentares de entregar toda exploração do pré-sal na mão de empresas estrangeiras e a ausência desse tipo de informação na grande imprensa.

O debate "Petrobras e a Cobertura da Mídia", será dia 29 de junho, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, à Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque.