Agricultores familiares brasileiros participam de feira na África

Ampliar mercados e promover a agricultura familiar. Esses são os principais objetivos da participação de seis empreendimentos brasileiros na Exposição Comercial Internacional da África do Sul 2015 (Saitex – Southern African International Trade Exhibition).

Produção de mel de abelha - Ebda

A feira, que ocorre de 21 a 23 de junho, na cidade de Joanesburgo, é a mais importante  de negócios multissetorial do continente africano, contemplando setores de alimentos, bebidas, máquinas, têxteis, serviços de turismo, entre outros.

Durante o evento, os mais de 900 expositores, de 45 países, receberão a visita de empreendedores, importadores, varejistas, atacadistas e produtores. Um dos representantes do Brasil é o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que levou empreendimentos de todas as regiões do aiís. Juntos, eles representam e beneficiam diretamente quase oito mil famílias de agricultores. 

Da região Norte, o Consórcio dos Produtores Sateré Mawé (CPSM) apresentará guaraná em pó; guaraná em bastão; mirantã; mel de abelha; copaíba; muiraruíra; unha de gato e extrato de própolis. “É uma grande oportunidade para que mais pessoas conheçam nossos produtos da sociobiodiversidade”, acredita o gerente de vendas, Edvaldo Batista. Criada em 2008, o Consórcio beneficia 365 agricultores familiares oriundos de comunidades indígenas de Parintins, no Amazonas. 

A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé), de Minas Gerais, conta com mais de quatro mil cooperados. Criada em 1979, a entidade vai levar para a Feira o café verde e torrado. De acordo com o diretor presidente da cooperativa, Fernando Romeiro de Cerqueira, a expectativa é de ampliar a rede de contatos. “Buscamos as melhores condições de comercialização para nossos produtores rurais, pois nossa região depende da agricultura familiar”. A cooperativa tem a certificação fair trade (comércio justo) e já exportou café para Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Holanda. 

Também participam do evento: Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), do Amazonas, com fibras de juta e malva; Associação Comunitária de produção e Comercialização do Sisal (Apaeb), de Valente, na Bahia, com tapetes, carpetes, capachos, fios, cordas e fibras de sisal; Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), de Santa Catarina, com arroz; e Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Cooparpa) – assentamento de reforma agrária -, de Jataí, em Goiás, com farinha, canjica e fubá de milho. Dessas, a Coomapem e a Cooparpa terão a primeira experiência em feira internacional.

“Levar os agricultores familiares para participar de feiras internacionais é importante para facilitar o comércio dos produtos brasileiros, gerar mais renda, ter a oportunidade de comercializar em outros mercados”, pontua a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, Cristina Timponi.