Oposição não consegue aprovar CPI

A oposição pefelista tenta, mas não aprova CPI para investigar os shows promovidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju-PMA, com base nas "denúncias" da revista Veja.

O vereador Vinícius Porto (PFL) apresentou requerimento solicitando que a Câmara Municipal de Aracaju instaure a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o suposto superfaturamento dos shows realizados pela Prefeitura Municipal no período de 17 a 31 de março, para inaugurar as obras da gestão do ex-prefeito Marcelo Déda.
Mas para os próprios vereadores da oposição não há a necessidade desta CPI. Para o vereador Daniel Fortes (PSC), depois de analisar toda documentação enviada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, com a ajuda da assessoria técnica, anunciou que não apoiará o requerimento apresentado ontem pelo vereador Vinicius Porto. Ele apresentou um pequeno relatório onde fez um levantamento dos shows realizados pela Prefeitura que vem causando toda polêmica. Ao todo foram 11 shows que custaram cerca de R$ 760 mil.
O parlamentar disse que tomou a decisão e está com sua consciência tranqüila, depois que analisou e comparou os gastos de alguns shows realizados em Aracaju com outros estados. Entre os exemplos apresentados o show do cantor Dudu Nobre, que custou 25 mil em Aracaju, com todas as despesas de viagem e hospedagem, e em outro Estado foi feito por R$ 18 mil, mas sem contar com as mesmas despesas.
A razão da posição do Vereador Daniel Fortes "segundo o próprio vereador", é que, se os órgãos competentes como o TC e o Ministério Público já estão investigando, não é necessário uma CPI desgastante que tomará o tempo da Câmara em debates políticos durante no mínimo seis meses, e depois de tudo, a Câmara enviaria o que apurou ao TCE e ao Ministério Público, que antes da CPI ser proposta, já estava investigando. Tem coerência a decisão de Daniel.

A CPI deve sair da pauta.
Provavelmente o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Zeca (PSC), vai tirar da pauta da Câmara, a polêmica votação da CPI, pois até agora, o grupo só conta com oito votos e são necessários dez votos para aprová-la. Zeca estava ontem bastante irritado com os fatos.