Sesc vai levar cinema gratuito a comunidades carentes do DF 

No próximo dia 23 de junho, às 19 horas, no Sesc Guará, no entorno de Brasília, vai ser realizada a solenidade de lançamento do "Cinema sobre Rodas". O projeto do Sesc quer tornar a sétima arte mais acessível a população dos bairros periféricos do Distrito Federal, com sessões de filmes variados. O acervo conta com 150 DVDs, incluindo longas, médias e curtas-metragens de diversos gêneros: educativos, animações, clássicos, documentários e lançamentos internacionais.  

Sesc vai levar cinema gratuito a comunidades carentes do DF - Sesc

O filme é exibido a partir de uma pequena carreta composta de equipamentos sofisticados, com imagem em alta definição e aparelhagem sonora própria para o local de exibição. O presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, explica que “o Sesc-DF é o primeiro do Brasil a receber essa benfeitoria e estamos muito orgulhosos com a escolha”, destaca.

A ideia é aproximar as comunidades das novidades do cinema, democratizando cada vez mais o acesso à arte e a cultura. “Certamente este recurso, agregado a projetos já desenvolvidos pelo Sesc-DF, levará instrução cultural e propiciará inclusão social a diversas regiões administrativas do Distrito Federal”, diz a coordenadora de Ações Culturais do Sesc-DF, Juliana Valadares.

Junto com o “Cinema sobre rodas”, vai ser realizado o projeto BiblioSesc, que tem como principal objetivo estimular a leitura. Criado em 2005, trata-se de uma biblioteca volante, construída em um caminhão inteiramente transformado que percorre comunidades onde há carência de bibliotecas públicas e a população que tem pouco acesso à literatura.

A biblioteca móvel vai ficar estacionada junto ao cinema e o público terá acesso gratuito, por meio de consultas ou empréstimos, aos livros, jornais e revistas disponíveis. O BiblioSesc possui um acervo de três mil livros divididos entre literatura brasileira e estrangeira, biografias, livros didáticos, jornais e revistas.