Perpétua destaca vocação espacial do Brasil em evento na França 

“O Brasil tem particular vocação espacial. Com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial, deve cuidar, ao todo, de 13 milhões de km², incluídos os 4,5 milhões de km² de território marítimo. É um patrimônio rico em recursos naturais de toda ordem, que precisa ser conhecido, estudado, controlado, administrado, explorado e vigiado da melhor forma possível. A ciência e a tecnologia espaciais são vitais para isso".  

Perpétua destaca vocação espacial do Brasil em evento na França

A afirmação da assessora especial do Ministério da Defesa do Brasil, Perpétua Almeida, foi feita durante palestra no Seminário “A indústria aeroespacial e de defesa no Brasil: as transferências de tecnologia na base da parceria estratégica”, promovido pelo Grupamento das Indústrias Francesas Aeroespaciais (Gifas) em conjunto com a Embaixada do Brasil em Paris.

Perpétua Almeida participa da 51ª Feira Aeronáutica de Le Bourget, na França, junto com a missão parlamentar chefiada pela presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG).

O evento aeroespacial, que é realizado a cada dois anos e ocorre na região de Paris, é o maior do gênero no mundo. Nesta edição, a feira reúne mais de dois mil empresas expositoras de 45 nacionalidades.

O seminário foi aberto pelo comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e pelo general Didier Malet, da Direção Geral do Armamento (DGA) das forças armadas francesas, órgão responsável pela política de aquisições, desenvolvimento de material e novas tecnologias e exportação de equipamento militar do país europeu. Na pauta, uma análise panorâmica da parceria estratégica entre o Brasil e a França.

As avaliações também envolveram os 35 anos de cooperação entre as duas nações e a identificação dos desafios a serem superados para que a parceria siga rendendo os resultados esperados. Uma análise feita sob a ótica do empresariado que protagoniza as experiências de associação binacional.

As perspectivas futuras para a cooperação, com particular ênfase na área espacial, e o desenvolvimento do tráfego aéreo e de aeroportos secundários no Brasil foram outros temas tratados no evento.