Chico Lopes manifesta pesar pela morte de Paes de Andrade

O Ceará e o Brasil perderam uma grande liderança e um nome importante para a conquista da redemocratização do País. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que destaca a contribuição de Paes à política brasileira, ao longo de várias décadas, com uma ação relevante para o fim da ditadura cívico-militar e a consolidação do sistema democrático no Brasil.

Antônio Paes de Andrade

Chico Lopes manifestou pesar pela notícia do falecimento do grande político natural de Mombaça, registrado nesta quarta-feira (17), e externou solidariedade com todos os familiares, amigos, eleitores e admiradores da trajetória de Paes de Andrade.

“Paes de Andrade foi presidente da Câmara dos Deputados, assumiu diversas vezes a presidência da República, apoiou o governo popular e as conquistas sociais alcançadas nos governos Lula e Dilma, foi embaixador do Brasil em Portugal… Mas talvez sua maior contribuição tenha sido justamente a de ajudar a que voltássemos a respirar ares democráticos, após 21 anos de um mergulho em uma página muito infeliz da nossa história, que foi o período da ditadura”, destacou Chico Lopes, lembrando ainda a contribuição de Paes como autor de vários livros, sobre grandes temas do Nordeste e do Brasil.

“O Ceará e o Brasil perdem um grande protagonista da vida pública, da luta por ideais políticos, pela redemocratização do Brasil, pelo combate às desigualdades sociais, pela continuidade do País no caminho certo, da divisão das riquezas, do crescimento, do desenvolvimento, com mais justiça social”, complementou o deputado Chico Lopes.

Na ditadura, PCdoB e PMDB

Lopes destaca ainda que o PMDB, ao qual Paes foi filiado durante a maior parte de sua trajetória política, ajudou o Partido Comunista do Brasil a se manter no cenário político-partidário, abrigando a legenda comunista durante parte do período ditatorial e permitindo, assim, que nomes do PCdoB se candidatassem, mesmo quando a sigla ainda estava, para o poder oficial, na ilegalidade. Foi o caso do próprio Chico Lopes, eleito vereador de Fortaleza pela primeira vez formalmente pelo PMDB, embora já integrasse desde 1968 os quadros do PCdoB.

Presidência da República lamenta morte do ex-deputado

A presidenta Dilma Rousseff lamentou, nesta quarta-feira (17), a morte do ex-deputado cearense Antônio Paes de Andrade. Em nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma destacou a liderança política ocupada pelo ex-embaixador tanto para o Ceará, quanto para o Brasil. “Desejo expressar meu pesar pela morte de Antônio Paes de Andrade. Ex-presidente da Câmara dos Deputados e embaixador do Brasil em Portugal, foi importante liderança no PMDB e ativo participante da vida política do País. Perdem o Ceará e o Brasil com a partida de Paes de Andrade. Manifesto meus sentimentos a sua família, amigos e correligionários”.