Arcebispo católico será julgado por pedofilia em julho

O Vaticano informou nesta segunda-feria (15) que o ex-arcebispo de Cracóvia, Józef Wesolowski, de 66 anos e ex-núncio católico da República Dominicana, será julgado no dia 11 de julho. Ele é acusado de abusar sexualmente de menores enquanto atuava em Santo Domingo e ainda de arquivar material pornográfico infantil.

Józef Wesolowski será julgado por abusos sexuais de menores

Wesolowski atuou na República Dominicana entre janeiro de 2008 e agosto de 2013, local onde praticou os crimes. Apenas em setembro de 2014, quando as denúncias se tornaram públicas é que o ex-arcebispo se encontra em "prisão domiciliar" na própria Santa Sé. Ainda no país latino-americano, ele já responde por crimes de pedofilia e teve suas credenciais revogadas pelo papa Francisco.

Os juízes vaticanos afirmam que há motivos suficientes para iniciar o julgamento e que estão se baseando em investigações realizadas pela Santa Sé sobre o caso. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, "não está excluída a possibilidade de formas de cooperação judicial internacional".

Ele lembrou que em 2014, o procurador-geral de Santo Domingo foi ao Estado para se encontrar com os magistrados e, já naquela época, abriu-se a prerrogativa de uma cooperação internacional para levantar ainda mais informações sobre os fatos.

Pelos crimes sexuais, o religioso foi condenodo com o afastamento de seus cargos na igreja. A sentença canônica lhe rendeu a perda do título de arcebispo e o encaminhou para responder por seus atos na Justiça.

Wesolowski será processado com base nas normas em vigor da reforma penal de 2013 e pode pegar uma pena de seis a sete anos de prisão, mais eventuais agravantes.

Em comunicado à imprensa, "o presidente do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, o professor Giuseppe Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, com o decreto do dia 6 de junho, acolheu o pedido do escritório do Promotor de Justiça e determinou o julgamento do ex-núncio apostólico na República Dominacana Jozef Wesolowski", afirmou o Vaticano.

"O ex-prelado é acusado de vários delitos, cometidos seja durante sua estadia em Roma desde agosto de 2013 até o momento de sua detenção (22 de setembro de 2014), seja no período transcorrido na República Dominicana, durante os cinco anos em que desempenhou o cargo de núncio apostólico", explicou o Vaticano. 

"É um procedimento delicado e articulado, no qual a intenção de todas as partes interessadas no julgamento é efetuar a análise mais detalhada sobre as provas", indicou a nota. 

Wesolowski foi nomeado núncio na República Dominicana e delegado apostólico em Porto Rico no dia 24 de janeiro de 2008. Ele renunciou a ambos os cargos no dia 2 de agosto de 2013, cinco anos depois, acrescentou a nota.

Um núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé – como um embaixador – que representa a Santa Sé perante os Estados. Geralmente reside na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.