Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste domingo 

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste domingo, 14 de junho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas. Para celebrar a data os bancos de sangue de todo País organizaram eventos para agradecer e também incentivar novos doadores.

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste domingo

O tema da campanha da OMS deste ano é “Obrigado por salvar minha vida”. Com o slogan “Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante”, a campanha visa resgatar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas pela doação de sangue. A ideia é motivar doadores regulares a continuar com o gesto e motivar pessoas saudáveis que nunca doaram a começar a fazê-lo.

No Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.

Em 2014, a taxa de doação de sangue para cada mil habitantes no Brasil foi de 18,49, ou seja, 1,8%. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões.

Entre 2003 e 2013, houve um aumento da utilização de bolsas de sangue em 84% nos transplantes, que passaram de 12.722 para 23.457; de 619% nas cirurgias, passando de 12,3 milhões para 88,9 milhões; e 627% em atendimentos de urgência, saltando de 898,2 milhões para 9,1 bilhões de procedimentos.

O Ministério da Saúde lembra que é comum acontecer uma queda nos estoques de sangue dos hemocentros de todo o Brasil com a chegada de feriados prolongados e férias escolares. A recomendação é que as doações sejam feitas antes de viajar, para que seja mantido o nível estável dos estoques.

Ações

O Hemocentro de Brasília organizou varias ações, dentre elas entrega de convites de cinema para os doadores que mais se destacaram no último ano e ainda uma Caminhada Solidária animada por um tradicional grupo carnavalesco de Brasília. O grupo irá se concentrar no estacionamento 12 do Parque da Cidade (próximo ao Parque Ana Lídia) às 8h30.

No Pará, a Fundação Hemopa organizou diversas ações para incentivar doações durante o período festivo das festas juninas. Para saber mais acesse o link.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) programou uma semana de comemorações pelo Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, 14 de junho. As atividades irão acontecer no período de 3 a 19, com apresentações culturais e homenagens aos 343.081 doadores cadastrados no sistema Hemovida do Centro. Saiba mais.

Atualmente, existem 32 hemocentros coordenadores e 530 serviços de unidades coleta, hemocentros regionais e núcleos de hemoterapia distribuídos por todo o País.