PCdoB envia carta aos delegados ao 5º Congresso Nacional do PT 

A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, enviou carta aos dirigentes e delegados ao 5º Congresso Nacional do PT, encerrado neste sábado (13) em Salvador (BA). Na carta, ela diz que “precisamos construir o que se poderia chamar um terceiro salto civilizatório que deve ser marcado pela realização das reformas estruturais tão necessárias para que a Nação possa seguir adiante.” 

Luciana Santos segue na luta pelo direito à comunicação em 2015

Leia a íntegra da carta:

A delegação do Partido Comunista do Brasil – composta por nossa líder na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, a deputada Alice Portugal, os deputados Davidson Magalhães, o presidente do PCdoB aqui na Bahia, Daniel Almeida e por mim – saúda o Congresso do PT nas pessoas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff, esta dupla imbatível que tanto têm feito pelo nosso país!

O Brasil tem um povo heroico e bravo que vem demonstrando seu potencial de resistência e força ao longo da nossa história. Exemplos não nos faltam, como no que chamamos o primeiro grande salto civilizatório, que foi a resistência à escravatura e que se estendeu por 300 anos até a proclamação da República.

Depois, a partir da década de 30 do século passado, esse povo aguerrido construiu o segundo salto civilizatório com a superação de uma economia predominantemente agrícola e iniciando o processo de industrialização, as conquistas dos direitos trabalhistas e a trajetória de um dos maiores crescimentos econômicos da história mundial.

E, agora, precisamos construir o que se poderia chamar um terceiro salto civilizatório que deve ser marcado pela realização das reformas estruturais tão necessárias para que a Nação possa seguir adiante.

Temos consciência de que vivemos hoje uma fase de defensiva estratégica das forças progressistas e avançadas. Mesmo assim, neste ambiente de grandes dificuldades, foi possível conquistar a vitória do ciclo político inaugurado em 2002, sob a liderança deste importante líder político e de massas que é Lula, iniciando um projeto de desenvolvimento continuado pela presidenta Dilma, contra o projeto neoliberal que se implantava no país a partir do
Consenso de Washington.

Mas o nosso Brasil precisa de mais reformas estruturantes – a tributária, a reforma urbana entre outras – e como é o caso da reforma política democrática e a dos meios de comunicação, tão bem defendida pelo ex-presidente Lula em seu discurso. Desta forma poderiam ser criados mecanismos que impeçam a ação da corrupção, como o financiamento empresarial de campanhas eleitorais, instrumentos legais que possibilitem o avanço na valorização do papel das mulheres na política e que democratizem cada vez mais a expressão da pluralidade política em nosso país.

O PCdoB – que tem 93 anos de luta pelo socialismo em nosso país – saúda este Congresso e tem consciência da gravidade da crise política que atravessamos, sob o fogo cruzado do pensamento conservador, num ambiente de ódio de classe e intolerância reacionária. Temos clareza de que os ataques ao PT são também um ataque à esquerda e ao projeto político que estamos construindo no Brasil. Mas temos a expectativa que encontros como este podem – baseados no espírito de unidade – retomar a iniciativa política e barrar a terceirização, a redução da maioridade penal, promover a taxação das grandes fortunas e seguir adiante.

A presidenta Dilma Rousseff, esta grande militante que foi temperada num momento duríssimo e adverso da história do Brasil, com sua fibra, convicção, resistirá e será capaz de liderar a coalizão que governa o país através de uma frente ampla baseada na defesa da economia e na engenharia nacional, na defesa da Petrobrás e das bandeiras democráticas de nosso povo.

É por isso que o PCdoB confia na retomada do crescimento econômico, da confiança, da esperança – consciente de que o Brasil tem jeito!

Luciana Santos
Presidenta do Partido Comunista do Brasil