Aldo Rebelo anuncia recursos para Parque Científico em Recife

Na passagem pelo Recife, nesta sexta-feira (12), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, sinalizou a liberação de R$ 5 milhões para a primeira etapa de requalificação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, na capital pernambucana, com a instalação de uma praça de entrada. 

Aldo Rebelo anuncia recursos para Parque Científico e Cultural em Recife

O projeto já havia sido apresentado ao titular da pasta federal e tem o objetivo de melhorar a visitação das pessoas que já circulam pela área. Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o equipamento receberá o mesmo cuidado dedicado ao Jardim Botânico.

“O Parque do Jiquiá já recebe algumas missões, como excursões de escolas, e com esta praça de entrada vai melhorar a visitação. Fizemos isto no Jardim Botânico e passamos de três mil para mais de cem mil visitantes”, explicou o prefeito. A prefeitura vai aguardar a liberação do Ministério para iniciar o processo de licitação.

O Parque do Jiquiá, de 36 hectares, abriga a Torre do Zeppelin onde há 85 anos atracou pela primeira vez o dirigível alemão, iniciando a era das viagens aéreas comerciais entre a Europa e o Brasil.

A verba federal será empregada na construção de uma guarita de segurança, pórtico de entrada, urbanização, pavimentação da praça, paisagismo, drenagem e instalações elétricas e hidrossanitárias.

O objetivo principal é proporcionar o uso e a valorização do ecossistema do local, com o resgate histórico, científico e cultural.