Operação da PF e Ibama deflagram extração ilegal de madeira no Paraná

Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi deflagrada nesta quinta-feira (11) com o objetivo de combater o corte de árvores nos municípios de União de Vitória e Cruz Machado, no Paraná. A madeira extraída, da última mata nativa da região, vinha sendo transformada em carvão de forma ilegal.

A Operação Santa Clara, nome adotado em alusão à protetora das plantas, contou com a participação de ao menos 40 policiais federais e 20 agentes do Ibama para o cumprimento de dez mandados de condução coercitiva e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades paranaenses e, também, em Joinville (SC).

Segundo a PF, já foram apreendidos “diversos documentos falsos, além de caminhões e toneladas de carvão”. De acordo com os investigadores, os suspeitos burlavam as fiscalizações adquirindo documentos falsos, simulando a origem do carvão como se o produto fosse proveniente do Paraguai para o transporte nas rodovias.