Dilma: Mercosul tem condições de apresentar proposta comercial à UE

A presidenta Dilma Rousseff teve encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, nesta quarta-feira (10). Os dois estão participando da II Cúpula União Europeia-Celac, que acontece em Bruxelas, na Bélgica. Mais cedo a presidenta se encontrou com o premiê belga, Charles Michel.

Dilma com Donald Tusk, Presidente do Conselho da União Europeia e do Jean-Claude Junker, Presidente da Comissão Europeia durante sua chegada para II Cúpula UE-CELAC

O principal objetivo da participação da presidenta na cúpula, em Bruxelas, é fortalecer as relações comerciais com a União Europeia. Mais cedo, durante encontro com o premiê belga, a presidenta afirmou que o Brasil e o Mercosul têm condições de apresentar brevemente proposta de acordo sobre o livre comércio com o bloco europeu.

“Acredito que isso possa ocorrer nos próximos dias ou meses. E esperamos que, da mesma forma, essa questão evolua de forma satisfatória do ponto de vista da União Europeia”, disse a presidenta.

No encontro com Cameron, Dilma reforçou o interesse brasileiro em aprofundar as relações com o Reino Unido, seja por vínculos bilaterais ou por meio dos blocos dos quais fazem parte. “Acredito que o incremento do comércio e dos investimentos de parte a parte são fundamentais, tanto para que, de fato, tenhamos um crescimento econômico sustentável nos próximos anos, e isso começa agora. Então, quero dizer que o Brasil está aberto para essa cooperação e eu tenho certeza que nós teremos uma relação muito proveitosa”, afirmou a presidenta.

Um dos temas abordados durante o encontro foi o Programa Ciência sem Fronteiras, pois, segundo a presidenta, o Reino Unido é um dos destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros. “Nossos estudantes têm procurado bastante as universidades inglesas pela sua qualidade. Acho que a nossa cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação é estratégica”, destacou.