Wagner: Brasil não quer ser mero comprador de armamento, mas produtor

O ministro da Defesa, Jacques Wagner, visitou nesta quarta-feira (10) as instalações do protótipo em tamanho real do caça Gripen, novo avião de combate do Brasil, que está exposto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A maquete ficará exposta para a visita do público até o próximo domingo (14). A exposição é gratuita e aberta ao público, informou a Aeronáutica.

Jaques Wagner entrou no protótipo do caça Gripen - Foto Sargento Johnson/Agência Força Aérea

Jaques Wagner disse ainda no evento que, em agosto deste ano, 250 engenheiros brasileiros irão para a Suécia para participar do desenvolvimento e da fabricação das aeronaves, a serem entregues a partir de 2019. "O Brasil não quer ser só um mero comprador de armamento. O Brasil quer ser um produtor, um desenvolvedor de tecnologia", disse ele, conforme a FAB.

O Brasil assinou em outubro de 2014 a compra de 36 aviões Gripen suecos, que só chegaram ao país a partir de 2019. Durante a visita, o ministro afirmou que a aquisição das aeronaves é garantida pela Presidência da República e não deve ser afetada pelo ajuste fiscal. "Esses projetos não podem ser descontinuados", afirmou.

O capitão Gustavo Pascotto, um dos pilotos enviados pela FAB para a Suécia para aprender a voar o caça Gripen, deu algumas instruções para o ministro sobre o funcionamento do avião. Pascotto treinou por cerca de cinco meses em na base aérea de Skarabor, conhecida como F7 wing, localizada na parte central sueca, e retornou ao Brasil para ajudar na preparação dos colegas.