Brasil representa mais de 50% da redução global de emissões de carbono

Em março deste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou pesquisa com estimativas que apontam que o Brasil representa mais de 50% da redução global de emissões de carbono, entre 2001 e 2015.

Atlas traz dados municipais do desmatamento da Mata Atlântica - Reprodução

De acordo com a publicação, as emissões de carbono em função do desmatamento caíram 25%, entre 2001 e 2015, passando de 3,9 para 2,9 gigatoneladas (Gt) por ano.

“É animador ver que em geral o desmatamento está diminuindo e que países de todas as regiões têm demonstrado um progresso impressionante, como Costa Rica, Chile, Uruguai, Brasil, Cabo Verde, Vietnã, China, Filipinas, Coreia do Sul, Turquia e outros”, disse o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, quando o estudo foi divulgado.

Ele também ressaltou a importância do papel das florestas diante das mudanças climáticas. “As florestas são fundamentais para o equilíbrio do carbono e armazena quase 75% de todo o carbono que há na atmosfera. O desmatamento e a degradação aumentam a concentração de gases do efeito estufa e o crescimento das florestas, por sua vez, absorve o dióxido de carbono, a principal emissão do efeito estufa.”

Fonte:  Portal Brasil com informações do Ministério do Meio Ambiente