Pernambuco recebe a 22ª Convenção de Solidariedade a Cuba

Em momento histórico em que os EUA e Cuba retomam relações diplomáticas, após mais de 50 anos de bloqueio econômico imposto à ilha caribenha, acontece de quinta-feira (4) a sábado (6), a 22ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, em Recife e Olinda (Pernambuco) que contará com a presença de mais de 400 participantes inscritos.

Cuba-Brasil - Reprodução

O encontro reunirá representantes de partidos políticos, movimentos sociais e amigos de Cuba de todos os estados do Brasil, nos salões da Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco.

A conferência contará com a presença do ex-ministro da Economia de Cuba, José Luis Rodríguez García, a embaixadora de Cuba, Marilena Ruiz, a chefe da Brigada Médica Cubana, Cristina Luna, Ricardo Guardia Lugo, presidente da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae).

A diplomata cubana para a região Nordeste, Laura Pujol destacou que "a conferência será o lugar de encontro para todas as pessoas e dos partidos que apoiam à ilha caribenha para debater sobre o atual momento econômico e social do maior país das Antilhas”, destacou. O encontro também terá relevância, pois celebrará "a libertação dos cinco heróis cubanos", afirmou em entrevista à uma rádio de Pernambuco.

A presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes ministrará palestra na tarde desta sexta-feira (5) e incluirá em sua fala a exigência do fechamento da base estadunidense de Guantânamo e a devolução dessa parte de território a Cuba, localizado na região oriental do país.

Programação

A solenidade de abertura será na noite desta quinta-feira (4), em Olinda, mas a programação já começou nesta tarde, com a inauguração da exposição fotográfica “Fidel es Fidel”, de Roberto Chile, na Prefeitura de Olinda.

Ainda na sede municipal, um bloco carnavalesco da convenção encerra o primeiro dia. Os dois outros dias serão marcados por debates e painéis no auditório da Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, a partir das 9 horas desta sexta (5) e sábado (6).

Atração turística

A Prensa Latina elogiou o local do evento: “Convertida em uma das principais cidades comerciais, turísticas e culturais da região do Nordeste de Brasil, Recife concentra em sua área metropolitana 65% do Produto Interno Bruto de todo o estado de Pernambuco. Banhada pelas águas do Oceano Atlântico, distingue-se por seus majestosos edifícios e por possuir o maior parque tecnológico desta nação sul-americana”, destacou a agência de notícias cubana.