Os militares que torturavam militares

Apesar da linda paisagem, essa não é uma publicação alegre, mas necessária. Hoje foi dia de ouvir. No auditório da OAB/RJ, de onde se tem essa vista maravilhosa, aconteceu mais uma sessão da Clínica de Testemunhos da Comissão de Anistia. 15 ex-militares torturados nas próprias Forças Armadas a que serviram contaram e mostraram suas sequelas físicas e psíquicas.

Por Eugênia Gonzaga*, no Jornal GGN

Sim, militares! Hoje, homens idosos, emocionados – alguns não contiveram o choro, ao expressar, alguns pela primeira vez, os sofrimentos por que passaram por dias, meses e até anos.

Foram chutes, choques, humilhações públicas, fome, solitária, ingestão de urina, queimaduras na pele, dentes e unhas arrancados…

Os crimes? Admitirem que liam Darcy Ribeiro, que tinham alguma admiração por Brizola, ou simplesmente para dar o exemplo a outros ou por não manifestarem entusiasmo em torturar presos políticos. Eram garotos que entraram para as Forças Armadas com vontade servir à pátria e foram delas expulsos sem nenhum direito a quem a Comissao de Anistia procura hoje reparar.

Parabéns Paulo Abrão e a todos os responsáveis pela Clínica de Testemunhos. No final, todos se levantaram, bateram continência em agradecimento às autoridades que vieram ouvi-los e cantaram, ao som de uma pequena banda, o Hino da Independência.

Foi muito emocionante. Com Sérgio Sergio Suiama

Maurício Tupinambá Fernandes de Sá:

Minha Memória, Verdade e Justiça é semelhante a todos Militares que sofreram Atrocidades.

Entrei para a Academia Militar das Agulhas Negras em 1967 e por ter escrito 2 redações no Externato São José (Irmãos Maristas , Rio de Janeiro) , a inteligência do Exército pegou as 2 redações e o Comandante do Corpo de Cadetes cononel Antônio Cúrcio Neto fez 2 dias de interrogatório , submeteu-me a 60 encenações de fuzilamento todos os dias com o objetivo de retirar-me da AMAN ,

Hoje posso escrever que foi um sádico oficial do Exército graças a ajuda de um amigo que é General-de-Exército da Ativa que forneceu-me todas os documentos e ingressou na AMAN junto comigo em 1967 , graças a Comissão da Verdade que tiveram a coragem de delatar 377 toruradores e o nome do Cúrcio Neto está incluido , graças ao DVD do nosso Amigo Roberto Monte da DHNET com o testemunho do Jornalista Rubens Lemos que foi torturado em 1973 no DOI-Codi de Recife pelo mesmo coronel .

Rubens Lemos foi fundador do PT em Natal , graças as memórias do Carlúcio Castanha fundador da CUT e PT de Recife que também foi torturado pelo Cúrcio Neto no Recife em 1973 , a todos Militares que sofreram atrocidades meu sincero e apertado abraço , para frente guerreiros !

Achylles Peret

Fui humilhado e retirado…publicamente do meio da tropa…mesmo com o curso de Sargento já concluído…me reprovaram, despromoveram e deram baixa…por sermos amigos pessoais de Jango e Brizola

*Publicada originalmente pelo Facebook