Maria da Penha: Casa da Mulher é a maior política pública já existente

Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo vivo da luta contra a violência à mulher, participou nesta terça-feira (2) da inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Brasília, a segunda em todo o Brasil.

Dilma e Maria da Penha inauguração da Casa Brasileira da Mulher em Brasília

“Essa casa de atendimento à mulher é a maior política pública já existente no país. Sabemos o quanto é importante o acolhimento para a mulher e para os seus filhos”, disse Maria da Penha na solenidade de inauguração que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff.

Maria da Penha deu nome à Lei 11.340 de 2006, que instituiu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica cearense que, além de ser vítima das constantes agressões do então marido, sobreviveu a duas tentativas de assassinato por parte de seu cônjuge.

“Tenho a certeza que essa política pública vai fazer a diferença no país. E seria muito bom que os gestores de municípios médios também pensassem em manter a Casa Brasileira da Mulher em seus municípios”, defendeu Maria da Penha.

A Casa da Mulher Brasileira de Brasília é a segunda unidade a ser inaugurada no país e integra o Programa Mulher Viver sem Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que prevê a instalação de uma Casa em todas as 27 capitais do país.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a iniciativa faz parte de uma política pública que liberta as mulheres do ciclo da violência.

Ela destacou a importância da luta de Maria da Penha nos avanços contra a violência. “Você é o exemplo para todas as mulheres brasileiras. Um exemplo de resistência e resiliência para as mulheres que lutam contra essa chaga que é a violência contra a mulher”.