Alice Portugal luta pelos direitos dos pós-graduandos 

Para discutir a importância da pós-graduação no país e as reivindicações dos pós-graduandos com os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) pretende realizar uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.  

Alice Portugal luta pelos direitos dos pós-graduandos - Ass. Lid. PCdoB na Câmara

Para o debate serão convidados os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

A deputada avalia que o debate sobre a qualidade dos cursos de especialização no país é fundamental. Isso porque a atual indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com a legislação ou com o padrão exigido pelo Ministério da Educação.

Além disso, a deputada destaca a importância de ouvir as reivindicações dos pós-graduandos. A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) apresenta uma pauta de reivindicações que inclui a universalização e valorização das bolsas de pesquisa; o estabelecimento de mecanismo de reajuste anual dos valores das bolsas de pesquisa; a assistência estudantil; entre outras.

“Trata-se de pauta ampla, porém factível, que necessita ser submetida ao debate neste Colegiado”, afirma a deputada.