Universidade Federal de Santa Catarina adere ao Sisu

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no ano que vem. Serão ofertadas 30% das vagas pelo sistema no primeiro semestre de 2016. A UFSC era uma das poucas universidades federais que ainda não integravam o sistema.

UFSC - Guto Kuerten

A adesão foi aprovada nesta sexta-feira (29) pelo Conselho Universitário da instituição e será parcial, com a oferta de 30% das vagas de todos os cursos. A universidade ofertou em 2015, 6,5 mil vagas em 98 cursos de graduação. 

No último processo seletivo, a UFSC era uma das quatro universidades federais que não participaram do Sisu. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), 59 das 63 instituições estiveram na primeira edição de 2015. Estão de fora ainda a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – que participou da segunda edição de 2014. 

O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Enem estão abertas até o dia 5 de junho pelo site do exame.

Além do Sisu, o exame é usado na seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (Poruni), para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudatil (Fies), concorrer a vagas no ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, é usado para certificar o ensino médio e é requisito para as bolsas do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras.